Capacitação em cinema e documentário etnográfico transforma escolas de São Luís
Na segunda quinzena de outubro, 1.600 estudantes de cinco escolas de São Luís, no Maranhão, iniciarão oficinas no programa Formação em Documentário e Cinema Etnográfico. Patrocinado pela Equinox Gold por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
A qualificação tem como principal propósito reunir esses alunos e seus educadores para que vivenciem a produção de cinema não ficcional como experiência de ensino. Com a previsão de 200 horas-aula, o projeto oferecerá oficinas de operação de câmera, captação de som direto, produção e edição. Ao final, haverá mostras para apresentação dos resultados em diferentes locais da capital maranhense.
A iniciativa, que tem duas fases, foi iniciada em julho com a capacitação de professores. A partir de aulas de métodos visuais de pesquisa, eles desenvolverão projetos de documentário etnográfico com seus alunos. Além do audiovisual, esses docentes também produzirão um artigo científico ou relatório etnográfico sobre todo o processo.
Cada uma das cinco escolas (quatro do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e o Liceu Maranhense) receberá a doação de um kit de equipamentos de produção audiovisual, no valor de 30 mil reais, incluindo câmeras, microfones e ilhas de edição, para estimular novas produções visuais com os estudantes.
Produção cinematográfica
Segundo o coordenador do projeto, Emilson Ferreira de Sousa, reunir alunos e professores para essa produção audiovisual é importante porque estabelece espaços comunitários de produção cinematográfica. É também uma iniciativa de formação de pesquisadores capazes de mobilizar técnicas cinematográficas em pesquisas científicas, além de introduzir a cultura de São Luís no currículo escolar e potencializar a conexão entre os estudantes e sua herança cultural.
“A perspectiva é que cada uma das 18 turmas participantes do projeto tenha um produto, que pode ser um videoclipe ou um documentário. A dinâmica de como isso vai ocorrer ficará a cargo dos professores e alunos. Cada turma terá o seu modo de fazer, já que esse é um processo experimental. Nossa proposta, com essa formação, é extrair um modelo didático e um projeto pedagógico para resultar em uma pós-graduação em Cinema e Educação”, diz Emilson.
Com a iniciativa, que deve ser finalizada em dezembro, espera-se não apenas enriquecer o currículo escolar, mas também inspirar uma nova geração de cineastas e pesquisadores, fortalecendo a identidade cultural e a expressão artística dos jovens de São Luís.
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.