Cantora maranhense Célia Sampaio é um dos destaques no line-up Festival Psica 2025, em Belém
SÃO LUÍS – A cantora, compositora e multi-instrumentista Célia Sampaio, um dos nomes mais consagrados da música maranhense, foi confirmada como uma das principais atrações da edição 2025 do Festival Psica, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Belém (PA).
Considerado um dos maiores festivais de música do Brasil, o Psica traz, ainda neste ano, outros artistas de peso da música brasileira no seu line-up – entre os destaques, estão nomes como: Mano Brown; Melly; Marina Sena; BK; Evinha; Wanderley Andrade, entre outros. A programação completa do Psica 2025 ainda será divulgada.
Com a participação no festival, será a terceira vez da artista maranhense em terras paraenses em 2025: a primeira passagem foi no último mês de janeiro, quando Célia realizou uma apresentação no Parque dos Igarapés. Já a segunda será no mês de junho, também como uma das atrações principais – desta vez, no TEDxAmazônia 2025, que acontecerá entre os dias 6 e 8.
“Disse em janeiro para os meus queridos paraenses que voltaria em breve. E promessa feita é promessa cumprida: não só voltarei, como duas vezes, para participar destes dois eventos incríveis que são o TEDxAmazônia, neste ano tão importante para se dialogar sobre a valorização e proteção do nosso meio-ambiente, como o Festival Psica 2025, em que terei o prazer de cantar e dançar diversas pedras maranhenses para esta terra linda que é o Pará”, destacou Célia Sampaio.
“Eparrey” e suas sonoridades afro-brasileiras
Em março deste ano, Célia Sampaio lançou o EP “Eparrey”, uma homenagem à orixá Iansã, divindade associada aos ventos, tempestades e à força da transformação.
Um tributo à ancestralidade feminina afro-brasileira, o trabalho reafirma a conexão espiritual da artista com os elementos das religiões de matriz africana. As faixas celebram a energia de Iansã não apenas como entidade religiosa, mas como símbolo de potência, liberdade e movimento.
A produção aposta em arranjos orgânicos, percussão marcante e letras que evocam espiritualidade, resistência e identidade negra, e combina elementos do reggae, base histórica da carreira de Célia, com influências do samba e outros ritmos afro-brasileiros.
O EP “Eparrey” já está disponível nas principais plataformas de streaming – e pode ser conferido aqui: https://open.spotify.com/intl-pt/album/77yr3JrOy5WKDFQfeLWGls.
Célia Sampaio
Natural de São Luís (MA), Célia Sampaio é cantora, compositora, multi-instrumentista, técnica de enfermagem e artesã. Reconhecida como a “Dama do Reggae”, devido ao seu protagonismo feminino nacional, iniciou sua carreira na década de 1980, com a banda Guethos.
Com forte atuação em movimentos culturais afro-brasileiros, destaca-se por interpretações que exaltam a ancestralidade africana e por parcerias com nomes como Alcione, Chico César e Leci Brandão. Recentemente, a artista fez um feat com a cantora Núbia – artista que recebeu duas indicações ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025, nas categorias “Reggae” e “Lançamentos de Reggae”.
A discografia de Célia inclui o premiado álbum “Diferente” (2000), “Célia Sampaio” (2022) — dedicado à história do reggae maranhense — e o recém-lançado “Eparrey”, tributo à orixá Iansã.
Célia segue ativa na cena musical com projetos que celebram o feminino e a cultura negra. Para mais informações sobre a artista e acompanhar seus lançamentos, acesse seu perfil no Instagram, no link: https://www.instagram.com/cantoraceliasampaio/.
Foto_Luiza Bacelar