O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Campanha da Fraternidade 2021 será tema de audiência pública na Câmara de São Luís

Na próxima sexta-feira, 26, às 9h, a Câmara Municipal de São Luís promoverá uma audiência pública para discutir o tema da Campanha da Fraternidade de 2021. O requerimento n° 203/2021, de iniciativa da vereadora Concita Pinto (PCdoB) solicitando a realização do evento, foi aprovado na sessão ordinária híbrida da segunda-feira, 22). No entanto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a audiência seguirá normas especiais para evitar aglomerações.

A parlamentar informou que, desde 2017, traz as temáticas das campanhas da fraternidade para discussão no plenário da Casa Legislativa. Ela afirmou ainda que, especialmente em 2021, o tema “Fraternidade de Diálogo: compromisso de amor” aborda questões que contribuem para a criação de políticas públicas em prol da sociedade ludovicense.

“Desde quando cheguei aqui, em 2017, buscamos trazer para o debate na Câmara, os temas da Campanha da Fraternidade. E, especialmente neste ano, o tema trata do respeito, do acolhimento e do compromisso de amor que todos nós temos que ter com as demais pessoas. Sabemos que temos vivido em um cenário muito complicado e difícil, que é o do mundo pandêmico, e a discussão daquelas temáticas são muito importantes em toda a sociedade. Além disto, o tema ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’ e o lema ‘Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade’, permitem que reflitamos sobre a questão de gênero, de discriminação racial e feminicídio, por exemplo. Assim, nos possibilita discutir políticas públicas para a população de São Luís também”, justificou Concita Pinto.

Para a audiência pública, serão convidadas as seguintes autoridades: arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva; governador do estado do Maranhão, Flávio Dino; secretário de estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto; presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho; prefeito de São Luís, Eduardo Braide; secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo; secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; secretário de Estado Extraordinário da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro de Souza; secretária Extraordinária da Juventude, Tatiana de Jesus Ferreira Pereira; delegada coordenadora das delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado, Kazumi Tanaka; além de padres e religiosos, dentre outros.

Restrições

Em virtude da pandemia, a audiência pública terá regras especiais para evitar a aglomeração de pessoas. Participarão de forma presencial do evento, apenas as autoridades convidadas via ofício pela Câmara. Ainda assim, elas seguirão as normas de distanciamento social e o uso de máscaras e álcool em gel. A população e os demais interessados, poderão acompanhar a audiência por meio das redes sociais da Casa e de uma transmissão ao vivo através do seu canal no YouTube.

Campanha

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), abriram, na quarta-feira de Cinzas (17), a 5ª edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). Neste ano de 2021, o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade Ecumênica foi “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Segundo o site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso, através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, com inspiração no amor de Cristo.