Campanha alerta para riscos de colesterol e triglicerídios altos

A dislipidemia é o aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos. E este é o tema de saúde pública da campanha do Tribunal de Justiça do Maranhão de prevenção a doenças nesta semana, acompanhada de cartilha e vídeo.

A cartilha “Coração em tempos de pandemia”, de autoria da cardiologista Edna Lemos, e o vídeo, ambos elaborados pela equipe da Divisão Médica do TJMA, explicam, inicialmente, a relação do aumento de colesterol e triglicerídios não apenas para cardiopatas, mas também para outras pessoas inseridas no grupo de risco, dentre elas diabéticos e obesos, nessa época de pandemia causada pelo novo coronavírus.

Já na introdução, Edna Lemos lembra que muitas vezes as pessoas se perguntam sobre a relação da Covid-19 com as doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, seguida de uma resposta da própria médica.

“Todas têm um ponto em comum: processo inflamatório do endotélio vascular que, didaticamente, podemos definir como uma delicada película que envolve todos os vasos sanguíneos do organismo”, detalha a cardiologista.

Edna Lemos conta que o endotélio tem importante função, com liberação de substâncias que mantêm o equilíbrio do sistema cardiovascular. E diz que um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são as dislipidemias.

A profissional do TJMA discorre sobre as características das lipoproteínas: a LDL, conhecida como mau colesterol, que transporta o colesterol do fígado para o sangue e tecidos; e o HDL, conhecido como bom colesterol porque remove o excesso de colesterol do sangue e traz de volta ao fígado, onde será eliminado.

CARTILHA E VÍDEO

A cartilha ilustrada “Coração em tempos de pandemia” traz mais detalhes sobre a classificação das dislipidemias, causas, medidas de prevenção e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.