Giro de Noticias

Camarão: saiba como escolher, limpar e armazenar

Empanado, frito, cozido, em moquecas e até o clássico bobó de camarão. É difícil achar alguém que não goste desse fruto do mar: um queridinho que vira a estrela em qualquer receita. Responsável por movimentar um mercado de cerca de 25 bilhões de dólares (121,5 bilhões de reais, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, esse crustáceo é rápido e fácil de cozinhar, mas precisa de atenção e alguns cuidados na hora de escolher e preparar. 

Antes da etapa de colocar na panela, é preciso observar as características de um camarão com boa qualidade para investir. “Sempre escolha um camarão com cores vivas e cascas bem compactadas à carne, nunca se soltando. É possível trabalhar com o produto congelado ou fresco”, explica o chef do Spazio Mateus, Luciano Rosa. 

Camarões mais brilhosos e com a ponta das patinhas e caudas da mesma cor são as melhores escolhas. Na hora de armazenar, a dica é sempre congelar em poucas quantidades para evitar que a parte do meio do crustáceo não congele, quando não for usar no mesmo dia. 

Para limpar, o melhor amigo que vai te ajudar a tirar a veia da região posterior do camarão, também conhecida como “tripinha” é uma faca pequena e bem afiada. “Faça um corte na dorsal do carmarão com os dedos ou com a faca. Retire também a casca, a partir do ventre do animal, para que se descole totalmente. Daí em diante, você terá um camarão saboroso e muito bem preparado”, finaliza Luciano.