O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Câmara realizará painel sobre cidades inteligentes

A Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta semana um requerimento (1503/21) de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC) que prevê a realização, nas próximas semanas, de um painel com a temática “Cidades Inteligentes”.

Durante o evento, que reunirá autoridades e especialistas no assunto, serão debatidos temas como serviços públicos, inclusão social, sustentabilidade, mobilidade e infraestrutura, que são indispensáveis para o desenvolvimento urbano, sobretudo, neste momento de pandemia.

“Estudar sobre tema me despertou para este quesito. Além disso, acredito que o nosso prefeito, como relator do projeto de cidades inteligentes, no Congresso, possui o entendimento de sua importância. Por esse motivo, estou propondo esse painel, para que possamos dar um salto em direção ao futuro”, declarou Dr. Gutemberg.

Cidades Inteligentes

Segundo o propositor, o conceito de cidades inteligentes passa pelo uso estratégico da tecnologia, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis, além de implantar outras melhorias que contribuam para a qualidade de vida dos habitantes.

“Essa tecnologia será investida em diversas áreas através de sensores que emitem em tempo real todo tipo de informações para os gestores. Elas vão desde quantidade de leitos ocupados naquele momento até indicadores de poluição, por exemplo”, explicou o parlamentar.

Ranking brasileiro das cidades inteligentes

Dados do Ranking Connected Smart Cities 2021 revelam que, atualmente, São Paulo (SP) é a cidade mais inteligente do país, seguida de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES). Na sexta posição está São Caetano do Sul (SP), seguida por Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA).

O vereador Dr. Gutemberg defende ainda que São Luís precisa iniciar esse processo rumo ao que o mundo chama hoje de quarta revolução industrial. Para isso, o autor acredita que o evento dará uma contribuição significativa, apontando caminhos para a gestão municipal.