Câmara realizará audiência pública sobre câncer de mama e de colo de útero

A Câmara de São Luís realizará, às 9h da próxima quinta-feira (21), audiência pública intitulada “Juntos pela prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero”. A população poderá acompanhar o evento ao vivo por meio do canal da Casa Legislativa no YouTube, plataforma online de vídeos.

A realização da audiência pública foi proposta pelo vereador Marlon Botão (PSB), por meio do Requerimento nº 1581/2021, com o objetivo de informar a população e conscientizá-la sobre a prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero.

“A informação pode salvar vidas. Os cânceres de mama e de colo de útero são os dois que mais matam mulheres no Maranhão. E, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce garante até 95% de chances de cura. Por conta disso, o evento contará com a participação de diversas autoridades da área de Saúde que sanarão as principais dúvidas da população sobre os cânceres de mama e colo de útero”, explicou Marlon Botão.

Para o evento, o parlamentar convidou o Diretor do Hospital Aldenora Belo, José Generoso da Silva; o Diretor do Hospital Geral, José Wilson Carvalho; a Secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro; o Secretário Municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes; o Presidente do Instituto Antônio Bruno, Antônio Bruno; o Secretário Estadual de Saúde (Ses), Carlos Lula; e a Diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

INCA – Dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que, no ano de 2020, a cidade de São Luís registrou 330 casos de câncer de mama feminina e 160 de colo de útero. São eles, respectivamente, os 2º e 3º lugares na lista dos tipos de cânceres que mais acometem a população ludovicense. A título de informação, ocupou o 1º lugar na lista em 2020 o câncer de próstata, com o registro de 350 casos em São Luís.