Câmara entrega condecoração à personalidades de São Luís

Na noite desta quarta-feira (23), personalidades foram homenageadas com a medalha do mérito Simão Estácio da Silveira, pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL). O evento aconteceu na Villa Reale Buffet, na Avenida dos Holandeses, seguindo normas sanitárias rigorosas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Este ano, a solenidade foi mais restrita devido à Covid, com medidas como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distribuição de álcool em gel e limitação de participantes, seguindo o que determina decreto governamental.

A solenidade, foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube (@camaraslz) e no site da Casa (www.camara.slz.br).

A sessão solene, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade no ano de 2020 nas mais diferentes áreas de atuação na capital maranhense, foi dirigida pelo vereador Osmar Filho (PDT). Como ocorrem todos os anos, cada vereador faz a indicação de três agraciados para receber a comenda.

O chefe do legislativo fez um reconhecimento a essas pessoas que fazem a diferença nas diversas áreas em que atuam, mesmo sendo um ano atípico, não poderia deixar de ser feito esta homenagem as personalidades que tanto fizeram pela cidade.

“Mais uma vez fizemos este evento que outorga a medalha Simão Estácio da Silveira e este ano obedecendo as autoridades de saúde, os protocolos, respeitando as regras sanitárias para não colocar ninguém em risco. Uma solenidade bonita. E encerramos o ano com uma avaliação positiva. A câmara não parou, seguimos trabalhando através da plataforma remota realizando nossas sessões. Este ano foi difícil, mas o legislativo atuou para minimizar sofrimento de diversas famílias”, destacou Osmar Filho.

O vereador Pavão Filho (PDT), que falou em nome de todos os vereadores da Câmara, fez um resgate histórico da honraria e destacou a atuação daquele que leva o nome da comenda. “Uma comenda que registra a importante atuação de Simão Estácio da Silveira, o primeiro comandante do Parlamento e que muito fez pela cidade. Hoje, homenageamos diversos cidadãos que prestaram seu serviço neste ano, em defesa de São Luís”, enfatizou.
O vereador Professor Sá Marques fez a indicação da medalha ao Fernando Curvo, que se sentiu lisonjeado com o reconhecimento pelo seu trabalho.

Outro homenageado da noite foi a vice-prefeita eleita de São Luís, Professora Esmênia Miranda (PSD) que recebeu a comenda por indicação da vereadora Bárbara Soeiro (PSC). Ela se emocionou ao falar da comenda.

“É um sentimento de gratidão, fico muito feliz e honrada de ser agraciada com tamanho mérito, pois as conquistas individuais não são só nossas, são conquistas coletivas, eu me sinto representante de grupos da sociedade, mulheres negras, pessoas que vieram do interior que também ajudaram a construir esta cidade, hoje só tenho a agradecer”, declarou.

O Sargento do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Márcio Andrade, discursou em nome dos homenageados.

“Em tempo tão difícil está aqui hoje é um motivo de grande alegria e grande satisfação, pois nos sentimos abençoados por isso, para todos nós homenageados receber esta honraria é um privilégio, até porque nada mais é gratificante para um cidadão do que ser reconhecido, não pela vaidade, mas por saber que nosso trabalho tem aprovação popular”, pontuou.

A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano cada um dos 31 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.

COMENDA – A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Osmar que presidiu a mesa diretora, esteve acompanhado dos vereadores, Francisco Chaguinhas, Chico Carvalho, da vice-prefeita eleita de São Luis, Esmênia Miranda, do procurador geral de justiça do Maranhão, Eduardo Hilux, secretário de Articulação Política de São Luis, Jota Pinto, e o sargento do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Márcio Andrade.