Câmara de São Luís concederá 3 títulos de cidadania ludovicense nesta quinta (25)

A Câmara Municipal de São Luís realiza, às 9h de amanhã (25), sessão solene para concessão de título de cidadania ludovicense à professora Walkíria de Lima Gomes, ao enfermeiro Cirlândio Coutinho de Lima e ao servidor público Arivaldo Martins Sousa. A homenagem foi proposta pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB) e visa reconhecer os serviços prestados por cada uma deles à cidade de São Luís.

Segundo a parlamentar, o recebimento do título de Cidadão Ludovicense pelos indicados é justificável pela contribuição que os 3 já deram à população ludovicense. “São pessoas de grande valor e que merecem este justo reconhecimento pelos esforços, compromisso e sensibilidade com a nossa população”, explicou a Fátima Araújo.

Vale destacar que a sessão solene para outorga do título de cidadania a Walkíria de Lima Gomes, Cirlândio Coutinho de Lima e Arivaldo Martins Sousa deveria ter acontecido no último dia 22 de outubro. No entanto, por conta do falecimento de Maria Félix, mãe do presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), e então prefeita do município de Cajari, a solenidade foi transferida para amanhã (25) em solidariedade e respeito aos familiares e amigos.

Título – Vale registrar que o título de Cidadão Ludovicense é uma honraria que a Câmara de São Luís concede a quem possui relevantes serviços prestados na capital maranhense, apesar de não ter nascido em São Luís. Desta forma, é importante que a população da Cidade conheça os homenageados de amanhã (25) pela Casa Legislativa.

Walkíria de Lima Gomes nasceu em Belém (PA), é bacharela em Ciências Religiosas pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Para a vereadora Fátima Araújo, a outorga da honraria a Walkíria Gomes se justifica por ela ter desenvolvido projetos nas áreas Social e Ambiental. “De forma admirável ela desenvolveu vários projetos na área social e ambiental com o objetivo de conscientizar e desenvolver o potencial humano em muitas comunidades. Uma mulher que, ao longo da jornada dela, construiu uma história rica, somando forças com todos aqueles que lutam pelo bem comum”, explicou.

Já Cirlândio Coutinho de Lima nasceu em Lago da Pedra (MA) e é enfermeiro formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Planejamento e Gestão em Enfermagem do Trabalho (FAE), bem como especialista em Nefrologia Multidisciplinar (UFMA). Atualmente ele é Coordenador de Estratégia em Saúde da Família, Teleconsultor do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde e Enfermeiro Assistencial do Hospital Universitário Presidente Dutra da UFMA.

Ao esclarecer os motivos pelos quais propôs que Cirlândio Lima também recebesse o título de Cidadão Ludovicense, Fátima Araújo destacou o trabalho que sem sido executado por profissionais da Saúde no atual contexto pandêmico.

“Sabemos da importância dos profissionais de saúde, sobretudo no período de pandemia, no qual eles estiveram em contato direto com a Covid-19 que dizimou tantas vidas. Diante disso, por todo conhecimento, competência e dedicação à saúde das pessoas e pelo bem que dissemina em nossa cidade, indicamos o nome dele para receber a honraria”, explicou Fátima Araújo.

Já Arivaldo Martins Sousa é natural de Itapecuru (MA). Atualmente é Assessor Especial da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e Coordenador Executivo do “Programa Todos por São Luís”. Segundo a parlamentar Arivaldo Sousa deve ser homenageado pelo desenvolvimento de atividades em favor de São Luís e pelo interesse de assistir aos necessitados. “O compromisso dele e a competência em disseminar ações positivas são, sem dúvida, razões justas para recebimento da homenagem”, complementou.