O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Câmara de São Luís concede título de Cidadã Ludovicense à Esmênia Miranda

A vice-prefeita da capital maranhense, Esmênia Miranda Ferreira da Silva, recebeu da Câmara de São Luís o título de Cidadã Ludovicense da Câmara de São Luís na manhã de hoje (30), durante sessão solene. A iniciativa foi da vereadora Silvana Noely (PTB), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 002/21.

A cerimônia aconteceu no plenário da Casa Legislativa, Simão Estácio da Silveira, e teve transmissão ao vivo pelo canal institucional no Youtube. Durante a solenidade, gestores municipais e parlamentares comentaram a trajetória de vida de Esmênia Miranda e a representatividade que a entrega do título de Cidadã Ludovicense à homenageada possui no contexto social.

A autora da proposição, vereadora Silvana Noely, foi uma dessas autoridades que abordou o simbolismo que a entrega da honraria à vice-prefeita da cidade de São Luís possui. Durante o discurso, a parlamentar comentou a história da bacabalense e destacou o fato de a homenageada ter atualmente o trabalho reconhecido na gestão municipal.

“Nossas atitudes de hoje influenciam muito as crianças que amanhã serão adultas. Então, ter referência é primordial. Em São Luís temos Maria Aragão, Maria Firmina, Alcione e, olhando para a política, temos Lia Varela que foi a 1ª presidenta desta Casa e 1ª prefeita, mesmo que interinamente, desta Cidade. Agora, temos Esmênia Miranda como vice-prefeita – mulher negra que passou por muitas dificuldades durante a infância em Bacabal e tem uma história riquíssima. Espero que mais na frente as pessoas possam vê-la e tê-la como inspiração, especialmente as mulheres pretas, para acreditar que podem ocupar o espaço que quiserem na sociedade”, assinalou a vereadora Silvana Noely.

O secretário municipal de Assuntos Políticos, Marcio Andrade, esteve presente no evento representando o prefeito São Luís, Eduardo Braide, e também utilizou o discurso para homenagear a vice-prefeita de São Luís. “São nos pequenos detalhes que percebemos a grandiosidade. Durante os discursos, olhava para todas as mulheres presentes e via a trajetória de luta de Esmênia Miranda em todas. Este é um momento importantíssimo da história de São Luís. É uma honra e um prazer imenso poder participar dele. Esmênia, você é um presente de Deus! Parabéns por este título! Você merece!”, afirmou o gestor municipal.

A mais nova cidadã de São Luís também discursou na tribuna, local em que agradeceu emocionada a concessão do título pela Casa Legislativa, bem como toda a colaboração de familiares e amigos ao longo da vida. Na oportunidade, contou sobre a infância em Bacabal e o relacionamento que possui com a capital maranhense.

“Sou hoje uma mulher de 39 anos que passou 19 anos em Bacabal, veio para São Luís para estudar e hoje me encontro vice-prefeita de São Luís, a capital do meu Estado. O que eu tenho, além de gratidão, é a sensação de retribuição. Devo muito a esta Cidade por tamanho carinho, afeto e acolhida com a qual ela me recebeu e ainda hoje me recebe. Muitíssimo obrigada a todos por esse momento!”, disse emocionada Esmênia Miranda.

No evento, além das autoridades anteriormente citadas, também estiveram presentes: Saulo Santos, secretário municipal de Turismo; Marco Duailibe, secretário municipal de Cultura; Carlivan Braga, secretário municipal da Pessoa com Deficiência; Tenente Dilmar Araújo, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Rosângela Bertoldo, secretária Municipal da Criança e Assistência Social; Joabson Júnior, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís; e Luzimar Lopes, Coordenadora Municipal da Mulher.

Participaram do evento os parlamentares Gutemberg Araújo (PSC), Karla Sarney (PSD), Marquinhos (DEM), Álvaro Pires (PMN), Ribeiro Neto (PMN), Raimundo Penha (PDT), Paulo Victor (PC do B) e os co-vereadores do Coletivo Nós (PT): Jhonatan Soares, Flávia Almeida, Eunice Chê e Raimunda Oliveira. Também participaram do evento mulheres empreendedoras e representantes do movimento negro.

Homenageada – Esmênia Miranda Ferreira da Silva nasceu em 18 de julho de 1982 na cidade de Bacabal, localizada no estado do Maranhão. É a primogênita dos senhores Raimundo Benedito Ferreira Filho e Esmeralda Rodrigues Miranda Rodrigues.

Esmênia Miranda possui graduação em Geografia e História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e mestrado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela é católica e atualmente é casada com o policial civil Sandro Ribeiro Araújo da Silva, com que tem uma filha chamada Sofia Miranda Ribeiro da Silva.

Ingressou na Polícia Militar do Maranhão em 2007 e teve atuação no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) da corporação, especificamente no setor de Equoterapia, local em que prestava atendimento a pessoas com deficiência. Em 2011, Esmênia Miranda passou a lecionar História no Colégio Militar Tiradentes I.