CAIXA contrata novas unidades do Minha Casa Minha Vida Rural em Vitorino Freire (MA)
A zona rural de Vitorino Freire (MA) receberá 98 novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida – Rural. O contrato de construção do empreendimento Vitorino Freire I e II, assinado entre a CAIXA, a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Gleba Boa Esperança e a Associação de Moradores de Ariranal, garante subsídios no valor de R$ 7,2 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) para o projeto.
As moradias serão construídas na própria comunidade e terão área privativa entre 40,22 m² e 47,15 m², distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro, e área de serviço, além de varanda. Cada unidade habitacional receberá investimento de até R$ 75 mil e conta com possibilidade de adaptação para pessoas com deficiência. A construção será no regime de autoconstrução assistida.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da CAIXA na contratação dessas unidades. “Estamos ao lado da CAIXA assinando os contratos de dois conjuntos do MCMV Rural. Serão noventa e oito famílias beneficiadas. Agradeço imensamente a CAIXA por essas conquistas para Vitorino Freire”, afirmou.
O superintendente de Rede da CAIXA no Maranhão, Nayrton Silva, ressaltou a importância da implantação da política pública habitacional como um fator de melhoria da qualidade de vida na zona rural. “Esse contrato constitui um marco importante na vida dessas 98 famílias beneficiadas. A CAIXA tem esse propósito de transformar a vida das pessoas e trazer a dignidade social das famílias”, disse Nayrton.
Vitorino Freire
Vitorino Freire fica a 300 km da capital São Luís (MA). Dentro de seu território, encontram-se o povoado de Ariranal e a Gleba Boa Esperança, que integram a zona rural da cidade e abrangem diversos povoados, entre eles Custa Ver, Serra do Gerônimo, Araçagi, Jatobá, Betânia, Chapeiro, Lagoa Grande, Lagoa da Mentira, Alto de Areia, Recanto da Ema, Centro do Meio e Sentado.
Essas comunidades rurais vivem da lavoura, com a produção de arroz, feijão, milho e mandioca, além do extrativismo do babaçu e hortas de subsistência. O programa Bolsa Família também complementa a renda familiar.
Minha Casa, Minha Vida Rural:
O MCMV Rural é um programa do Governo Federal para produção e melhoria de unidades habitacionais rurais, que utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU).
O Programa Minha Casa, Minha Vida já beneficiou mais de 7 milhões de famílias no Brasil todo, sendo 193 mil famílias na área rural. Os beneficiários da área rural são agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, pescadores, trabalhadores rurais e famílias que moram no campo.