Giro de Noticias

CAIXA apoia inclusão digital no Maranhão com doação de computadores a instituto federal

A CAIXA realizou, na última semana, a doação de 18 equipamentos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). A entrega de 14 computadores e quatro notebooks faz parte das ações previstas no programa Computadores para Inclusão, uma parceria entre o banco e o Ministério das Comunicações.

As máquinas, provenientes da modernização do parque tecnológico da CAIXA, são recondicionadas e destinadas para uso prioritário em instituições públicas de ensino e em pontos de inclusão digital. Em São Luís (MA), os equipamentos foram doados ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) vinculado ao IFMA, em condições adequadas de conservação e uso.

“O acordo entre a CAIXA e o Ministério das Comunicações para a doação de parte dos computadores trocados pelo banco ao Programa Computadores para Inclusão reforça o papel da CAIXA enquanto banco social, beneficiando jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, com objetivo de fomentar ações de inclusão social e de economia circular”, destaca o superintendente nacional de Operações de Tesouraria e Carteiras (SUOTC), Marcus Vinicius Paiano.

Antes da doação, os computadores e notebooks passaram por triagem realizada pela área de tecnologia da CAIXA, na qual foram descaracterizados e sanitizados. Após recebimento da doação, o CRC pode recondicionar os equipamentos, ou seja, realizar limpeza, testes, troca de componentes (quando necessário), e instalação de programas e aplicativos.

Somente depois desse processo é que as máquinas são redirecionadas aos Pontos de Inclusão Digital (PID), que serão os beneficiários finais. Além de escolas públicas, outras instituições podem ser enquadradas como PID, desde que se enquadrem em requisitos como ter acesso público e infraestrutura básica para uso dos computadores (energia e mobiliário).

A próxima entrega da CAIXA ao programa Computadores para Inclusão está prevista para o dia 20 de setembro, em Cuiabá (MT). Na ocasião, 26 máquinas serão doadas. Até agosto deste ano, o banco já contribuiu com mais de 12,1 mil equipamentos em todo país.

Como se cadastrar:

As instituições interessadas em receber doações pelo programa Computadores para Inclusão devem acessar a página do projeto no site do Governo Federal. É preciso ter uma conta gov.br, verificar o enquadramento para se tornar um Ponto de Inclusão Digital (PID), e encaminhar a solicitação de doação de itens.

A CAIXA é uma das parceiras do Governo Federal desde a implantação da Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos para implementação de Políticas de Inclusão Digital, regulamentada pela Lei 14.479 de 21 de dezembro de 2022. Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outras esferas de governo também apoiam o projeto.

Atualmente há 21 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Brasil. São espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que serão utilizados em cursos e oficinas, e onde pode ser feito o descarte correto de resíduos eletrônicos.