O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Caixa amplia financiamento imobiliário para até 80% do valor do imóvel e facilita acesso à casa própria no Maranhão

Medidas devem impactar em toda a cadeia da construção, contribuindo para o crescimento da economia de uma forma geral

A nova medida de financiamento da Caixa Econômica Federal promete impulsionar o setor imobiliário em todo o país. A partir de agora, o limite de financiamento subiu para até 80% do valor total do imóvel em contratos pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Antes, o limite era de 70%. A decisão integra o pacote de estímulos do governo federal para ampliar o acesso ao crédito habitacional, beneficiando milhares de famílias brasileiras, inclusive no Maranhão. A nova regra já está em vigor.

Para o gestor comercial da MRV no Maranhão e Piauí, Lucas Garcia, as novas medidas facilitam o acesso ao crédito, ampliando o público que poderá financiar um imóvel próprio. “Isso estimula a demanda por novas unidades, movimenta toda a cadeia da construção e contribui para o crescimento econômico de uma forma geral”, destaca Lucas.

No caso da MRV, segundo Lucas Garcia, o impacto é bastante positivo. Como a construtora trabalha com produtos voltados para o público do programa habitacional e com imóveis dentro das faixas de financiamentos da Caixa, as novas condições tornam os empreendimentos ainda mais acessíveis. “Isso aumenta o interesse e o poder de compra dos clientes, o que fortalece as vendas e contribui para que mais famílias realizem o sonho da casa própria”, analisa.

Com a mudança, o valor da entrada exigida pelos bancos diminui, tornando mais acessível o financiamento da casa própria. Na prática, quem antes precisava dispor de 30% do valor do imóvel agora poderá financiar com cerca de 20% de entrada, o que amplia as possibilidades de compra para famílias que ainda não tinham condições de dar o primeiro passo para sair do aluguel.

Outra novidade é a elevação do teto para imóveis no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que passa de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões. Isso significa que imóveis de maior valor passam a contar com condições mais vantajosas, como uso do FGTS, juros mais baixos e prazos mais longos para pagamento. A Caixa também manteve a possibilidade de utilização do FGTS para amortizar parcelas ou saldo devedor, dando mais flexibilidade aos compradores.

A MRV, maior construtora da América Latina, tem forte presença no Maranhão, com empreendimentos em São Luís e Região Metropolitana. Apenas em 2024, a empresa comercializou mais de 600 unidades habitacionais no estado, consolidando-se como uma das principais opções para quem busca moradia própria com condições facilitadas de financiamento. Com a ampliação da política da Caixa, a expectativa é de crescimento ainda maior nas vendas nos próximos meses. Até o final do ano, dois novos empreendimentos devem ser lançados pela MRV em São Luís, ampliando ainda mais a oferta para quem busca financiar o imóvel próprio.

“Com entrada reduzida, prazos longos e taxas competitivas, o financiamento de até 80% do valor do imóvel representa uma oportunidade real para quem deseja investir em um imóvel próprio e conquistar mais segurança e estabilidade financeira”, conclui Lucas.

Sobre a MRV&CO

O Grupo MRV&CO desenvolve soluções habitacionais que se adaptam a diferentes momentos de vida e necessidades de seus clientes. São cinco empresas que compartilham o objetivo de oferecer as melhores opções de moradia – seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. O grupo se completa com a Resia, empresa voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando-se internacionalmente.