O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Cadastro Ambiental Rural beneficia 1.690 famílias em Mirinzal e Guimãres

O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) entregou 1.690 recibos coletivos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), beneficiando comunidades quilombolas em Mirinzal e Guimarães. Em Mirinzal, a entrega foi realizada na comunidade quilombola Estiva dos Mafras e contou com a presença de representantes de 16 comunidades e três territórios, que receberam ainda o Selo Quilombola do Maranhão. Em Guimarães, a entrega dos 487 recibos foi realizada no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

O secretário da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, destacou que a cobertura do CAR em áreas quilombolas é uma prioridade do Governo. “Essa ação nestes municípios representa um avanço significativo em que estamos fortalecendo, resgatando e valorizando a luta destas comunidades, principalmente diante das dificuldades enfrentadas em 2020, temos que manter o foco e direcionar todos os esforços para os que precisam”, afirmou Mendonça.

Dona Joana Fonseca, líder da comunidade Estiva dos Mafras, contou que o CAR é uma conquista. “É um momento de muita satisfação receber o CAR, um documento que comprova a área da agricultura familiar. Esperamos bastante tempo e agora podemos finalizar esse ano difícil com um documento tão importante para a nossa comunidade,” afirmou Joana.

O que é o CAR?

O CAR é um registro eletrônico obrigatório das informações ambientais de um imóvel rural. É gratuito para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e garante acesso à políticas públicas. Desde dezembro de 2019, o governo deu início ao CAR em todo o estado por meio do projeto “Mais Sustentabilidade no Campo” e conta com investimentos do BNDES apoiado pelo Fundo Amazônia.