Busca por centrais de ar e ventiladores cresce mais de 500% em setembro
Apenas nos nove primeiros dias do mês de setembro deste ano houve um aumento de 552% na busca de climatizadores, umidificadores de ar e ventiladores, quando comparados ao mesmo período do mês de agosto. As informações foram divulgadas pela plataforma Buscapé.
Com temperaturas que variam entre 30°C e 40°C em muitas regiões do país, a procura por aparelhos que amenizam o calor é cada vez maior. Além de buscar um ambiente mais agradável, muitas pessoas estão preocupadas em se proteger dos problemas de saúde que podem surgir devido ao calor intenso e à baixa umidade do ar, agravada pelas queimadas sazonais.
Lailtoning Lima, gerente de uma loja do Eletro Mateus em Imperatriz/MA, relata que as lojas do Grupo Mateus também registraram aumento na procura por esses itens. Segundo ele, a loja adotou estratégias de antecipação para garantir que os estoques estejam abastecidos e que os produtos mais procurados pelos clientes estejam disponíveis para pronta entrega.
“É necessário sempre se antecipar ao período com os pedidos para receber no prazo e não perder o pico das vendas. O estoque da loja deve estar muito bem abastecido para pronta entrega, e é fundamental fazer a reposição regularmente para evitar rupturas”, explica.
Para isso, o Eletro Mateus investe em promoções atrativas e divulgações nos canais de comunicação, com o objetivo de atender às necessidades da população em busca de conforto durante o período de calor extremo e ar seco. Outro fator importante que é procurado pelos clientes é a economia de energia. “Além de mostrar eficiência, os modelos mais procurados são aqueles mais eficientes e econômicos de energia”, comenta.
CALORÃO
Na última semana, municípios da região tocantina e do Sul do Maranhão estiveram entre os mais quentes do país, com temperaturas que ultrapassaram os 40ºC. Em Balsas (MA), por exemplo, a temperatura passou dos 41º C na segunda-feira (16), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foi a temperatura mais alta entre todas as cidades do país nesse dia. Na quarta (18) a cidade voltou a alcançar o pódio do calor, ficando com a segunda temperatura mais alta no Brasil, com registro de 42º C, perdendo apenas para Peixe, no Tocantins, onde os termômetros marcaram 42,1º C.
A região também sofre com o tempo seco. Na última semana, o Inmet emitiu três alertas de baixa umidade relativa do ar para o Maranhão. O aviso aponta risco de incêndios florestais e de problemas à saúde.