Giro de Noticias

Brinquedos são ótimos aliados para o desenvolvimento do seu bichinho

Eles ficam o dia inteiro no aguardo daquele mínimo movimento que indique alguma brincadeira para explodirem de alegria. Isso quando não são eles que propõem a diversão, trazendo algum brinquedinho de forma marota e com aquele olhar irresistível. Estamos falando dos pets: mesmo que não sejam mais filhotes, as brincadeiras e passatempos precisam fazer parte da rotina e ajudar no desenvolvimento cognitivo e no bem-estar.

Além da bolinha que você pode jogar para o cãozinho buscar, outros brinquedos interativos podem divertir e distrair o animal enquanto estimulam as habilidades cognitivas dele. “A brincadeira estimula o desenvolvimento adequado dos ossos e articulações, melhora a atenção, promove a sociabilidade com pessoas e outros pets e diminui sintomas de ansiedade e estresse”, explica a veterinária Rayule Cristina, do PetMania.

Para o cães

No caso dos cãezinhos, objetos para roer auxiliam na troca e fortalecimento dos dentes, que crescem com muita rapidez. “Uma ótima opção de brinquedo que estimula todas essas áreas do seu doguinho é o TREA, uma espécie de tabuleiro para cães com três níveis de dificuldade. Esse brinquedo auxilia no desenvolvimento de várias habilidades instintivas, como o ato de farejar, pegar os objetos com a boca e ainda diminuir o estresse do pet. Além dos cães, os gatos também podem se aventurar na brincadeira”, indica.

No geral, os brinquedos para cães cumprem o papel de fazer com que eles se divirtam, fiquem entretidos e se desenvolvam física e mentalmente. “Os esconderijos para comidas, por exemplo, estimulam o instinto predador de cada animal”, explica.

Os gatos também brincam!

Para os felinos, são indicados brinquedos como bolinhas que acendem, em forma de ratinhos, penas, casinha, tocas, escada, arranhadores e outros modelos que até têm espaços para colocar petiscos como recompensa. Eles incentivam o gato a praticar exercícios, além de distraí-los para que eles brinquem bastante durante o dia.  “O Discover é um brinquedo que auxilia bastante no desenvolvimento cognitivo dos felinos. Ele é dividido em dois níveis e o gatinho precisa encontrar os petiscos e retirá-los dos espaços”, ensina a veterinária.

Brinque com seu pet

Apesar dos brinquedos terem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo de cães e gatos, nada supre o fato de cada tutor interagir com seu bichinho. Por isso, você deve estar atento também ao fato de que a brincadeira é uma das necessidades básicas dos animais. 

“Brincar com seu pet os ajuda no desenvolvimento intelectual e os estimula a compreender melhor seu ambiente, conhecer o funcionamento das coisas, aprender regras básicas de comportamento, aprender a controlar sua força e a desenvolver habilidades e destrezas, como por exemplo, reagir adequadamente aos estímulos”, lembra a especialista.

Vale lembrar ainda que interagir com eles ajuda na socialização e diferentes habilidades serão desenvolvidas com cada companheiro diferente de brincadeiras. Está esperando o que para brincar com seu pet, já que ele está aí do lado só aguardando?