Giro de Noticias

Alunos da Escola SESI São Luís participam de treinamento em robótica 

Os alunos da Escola São Luís estão se preparando para enfrentar uma nova temporada de desafios no mundo da robótica. Nos dias 04 e 05, eles participaram de um treinamento em áreas como Design de Robô, Projeto de Inovação e Core Valeus, já como preparação para a temporada 2023/2024 do Torneio de Robótica First LEGO League, cujo tema será Masterpiece. O foco desta vez está nas obras de arte e os participantes terão que mostrar toda sua criatividade no universo da música, cinema, teatro, dança e utilizar a tecnologia para inovar no mundo artístico.  

O objetivo da capacitação vai muito além da competição. O intuito é desenvolver nos alunos habilidades valiosas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de promover o trabalho em equipe e a resolução de problemas. O treinador de robótica, Marcelo Firmino, destacou os assuntos explorados durante os três dias de curso. “Nesta primeira etapa da formação estamos trazendo para a equipe e os técnicos uma visão geral da temporada, já considerando as avaliações, as introduções, os valores da FIRST LEGO League e desenvolvendo as etapas iniciais dos projetos de inovação e design de robô, bem como a primeira visão das novas regras do desafio. Na sequência nos aprofundaremos nas técnicas de construção de projeto e design com todas as equipes, sempre com a participação e presença do técnico, para o melhor aproveitamento, condução e inspiração dessas equipes”, explicou. 

Davi Góes, de 12 nos, já tem experiência no mundo da robótica. Ele é um dos componentes da equipe Dracarys, campeã do último Torneio Regional de Robótica. Ele destaca a relevância da capacitação. “Eu fiquei muito feliz em participar do treinamento, que vai contribuir para o nosso aperfeiçoamento para disputar a próxima temporada, além de preparar quem está chegando agora no mundo da robótica. Espero que a gente consiga se preparar ainda mais e vencer o Campeonato”, reforçou.  

Com muito entusiasmo, os participantes estão se dedicando aos treinos e cursos visando a etapa regional do Torneio, que está prevista para acontecer em janeiro em São Luís. Além disso, a capacitação também serve como uma calorosa recepção aos novos membros das equipes, que estão animados em participar dessa experiência pela primeira vez. É o caso de Dandara Almeida, nova integrante da equipe V8. “Essa é a minha primeira temporada na robótica e já gostei muito do tema, que é arte. Estou amando ter essa experiência de compartilhar ideias e conhecimento com outras equipes. Espero que essa temporada seja ótima e que minha equipe consiga desenvolver um projeto maravilhoso e a gente passe para a etapa nacional”, afirmou.  

Ao todo, 50 alunos com idade de 11 a 15 anos, divididos em 08 equipes, participaram do treinamento, como explica a professora tutora de Robótica da Escola SESI São Luís, Jucileide de Morais.  “Algumas equipes tiveram sua renovação de componentes em razão da migração de alunos para outras modalidades da robótica, devido a idade deles. A maioria ainda não vivenciou o campeonato FLL e com o curso eles podem compreender a aprender mais sobre as regras, valores e como o campeonato é realizado. O curso também já foi realizado na escola SESI Imperatriz e SESI Bacabal”, destacou.