O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Braide inicia obras de drenagem e asfaltamento na Avenida 25 de Dezembro, na Cidade Olímpica

Em uma iniciativa que vai transformar a realidade dos moradores do bairro Cidade Olímpica, o prefeito Eduardo Braide deu início, nesta quarta-feira (29), após a assinatura da Ordem de Serviço, às obras de drenagem profunda e asfaltamento da Avenida 25 de Dezembro. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do programa Asfalto Novo, e encerrarão problemas históricos de alagamentos, poeira e lama na região.

“A Cidade Olímpica está recebendo o maior pacote de obras que o bairro já viu, e tudo está sendo feito com recursos do Município. Na Avenida 25 de Dezembro, vamos fazer a drenagem primeiro porque não adianta colocar asfalto novo sem destinar corretamente o fluxo de água das chuvas. Esta obra que a Prefeitura de São Luís está fazendo vai acabar de vez com os transtornos e os alagamentos na área, trazendo dignidade para todos os moradores”, destacou o prefeito Eduardo Braide, lembrando, também, das obras já concluídas no bairro, incluindo novas escolas, e as que estão em andamento, como a macrodrenagem do canal da Cidade Olímpica, com 1,5 km de extensão.

A Avenida 25 de Dezembro é uma via estratégica que conecta o bairro Cidade Olímpica à Vila Sapinho e Residencial Nestor, e serve também de acesso ao povoado Santana. Sua relevância para a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores tornou a realização das intervenções uma urgência, no entanto, a demanda por melhorias já dura mais de 25 anos.

Nessa fase inicial, estão programadas a realização de obras de drenagem e asfaltamento em toda a extensão da Avenida 25 de Dezembro, com estimativa de entrega para 30 dias. O projeto também inclui sistemas de drenagem superficial, meio-fio e sarjeta ao longo do trecho, garantindo um escoamento eficiente das águas pluviais, prevenindo os já conhecidos problemas de alagamento.

Conforme a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves, “esta obra representa mais um compromisso que esta gestão do prefeito Eduardo Braide está cumprindo, reafirmando o empenho em aprimorar a infraestrutura de São Luís e assegurar condições mais dignas para a população. A Zona Rural de São Luís tem recebido uma atenção especial, e hoje, iniciar mais esta obra na Cidade Olímpica é motivo de muita alegria para todos nós”.

Fim dos transtornos

A dona de casa, moradora da Vila Nestor, Francisca Martins Silva, expressou otimismo em relação às obras. “Eu só tenho 44% de um pulmão. Sofro com gripe, cansaço e quando se agrava tenho que ficar em um aparelho de inalação. E não sou só eu que tenho esse problema, várias pessoas também têm problemas respiratórios, e com esse asfalto chegando para a gente, é uma bênção. Esperamos há muito tempo, essa obra vai trazer um benefício para mim e para toda a comunidade, agradeço ao prefeito, só tenho que agradecer”, disse dona Francisca.

Keliene Almeida Ferreira, proprietária de um comércio na Avenida 25 da Cidade Olímpica, conta que as obras são a realização de um sonho. “Moro aqui há 7 anos e agradeço ao prefeito Eduardo Braide por ele fazer esta obra para a comunidade. Estou emocionada, alegre, porque vamos acabar com estes problemas que duram muitos anos”.

O mestre de obras, Geilson Frazão, morador do Residencial Nestor, expressou sua satisfação após quase duas décadas testemunhando as dificuldades locais. “Há quase 20 anos vejo as dificuldades da comunidade, a locomoção é muito importante e para gente é uma grande alegria ver o início dessas obras. As coisas vão facilitar, as crianças vão para a escola com mais facilidade. Nossas orações foram atendidas e chegou o grande dia, o dia da vitória”, afirmou Geilson Frazão.

Também estiveram presentes na solenidade, o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; o presidente da Associação do Residencial Nestor, Edinaldo Luz;  além de líderes comunitários, população e trabalhadores civis.