Braide entrega 2ª etapa da reforma do Hospital da Zona Rural e amplia capacidade de atendimento
O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (10), a segunda etapa da reforma do Hospital da Zona Rural de São Luís, que passou por um amplo processo de requalificação e ampliação. Com a nova entrega, a unidade de saúde dobra sua capacidade de atendimento, passando de 20 para 40 leitos – sendo 7 deles exclusivos para a pediatria, reforçando a assistência à população infantil da região.
As obras foram conduzidas pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe). Coube à Semispe a responsabilidade pelo projeto visual, que promoveu a humanização do ambiente hospitalar por meio de uma decoração com temas infantis, murais coloridos, tornando o hospital mais acolhedor e agradável para as crianças.
Em sua fala, o prefeito destacou o compromisso com a transformação da saúde pública na capital, com olhar especial às áreas mais afastadas do centro urbano. Ele relembrou que, ainda no início de sua gestão, identificou a dificuldade enfrentada por moradores da zona rural que buscavam atendimento na UPA local, muitas vezes sem sucesso.
“Quando a gente assumiu a gestão, a antiga UPA da zona rural tinha apenas 16 leitos e não atendia adequadamente a população. Foi ali que decidi transformar a unidade em um hospital completo, com estrutura e equipe para atender casos de urgência e emergência”, afirmou Braide. “Hoje, essa transformação é realidade. O Hospital da Zona Rural agora conta com 40 leitos e uma ala pediátrica equipada, com profissionais preparados para cuidar das nossas crianças aqui mesmo, sem que precisem se deslocar até o Hospital da Criança”, complementou Braide que também anunciou a entrega de mais uma unidade de saúde na zona rural: o Centro de Especialidades da Vila Esperança. Segundo o prefeito, o novo centro contará com médicos especialistas, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento da rede municipal na região.
A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, também celebrou a nova entrega, reforçando o cuidado especial da gestão com a zona rural. A secretária fez um balanço dos investimentos na saúde da capital, garantindo que nenhum paciente está sendo prejudicado pelas reformas. “Estamos reestruturando toda a rede, desde os postos de saúde até os grandes hospitais. E tudo isso está sendo feito sem que nenhum paciente deixe de ser atendido, um grande desafio, mas que nossa equipe tem enfrentado com competência e dedicação”, ressaltou.
Especialidades
O Hospital da Zona Rural seguirá ofertando todas as especialidades já em funcionamento, assegurando a continuidade dos cuidados e a resolutividade no atendimento à população. Entre os diversos serviços disponíveis estão: urgência e emergência, clínica médica, internação, infectologia, odontologia de emergência, enfermagem, farmácia, nutrição, serviço social, psicologia, fisioterapia, procedimentos como sutura e curativos, troca de sondas, eletrocardiograma, exames de imagem como raio-X e ultrassonografia, exames laboratoriais, além de imunização antirrábica e atendimento especializado para casos envolvendo animais peçonhentos, entre outros.
Tudo isso em um espaço totalmente renovado, que alia modernidade, conforto e funcionalidade. A estrutura foi completamente requalificada, com ambientes climatizados, iluminação adequada, ventilação eficiente e um layout que favorece o fluxo de atendimento e a segurança dos pacientes. O hospital também recebeu acessibilidade, garantindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso digno e facilitado a todos os setores da unidade. Além disso, todos os equipamentos hospitalares são novos, assegurando mais precisão nos diagnósticos, qualidade no tratamento e eficiência nos procedimentos. O resultado é um ambiente mais eficiente, humanizado e preparado para oferecer um atendimento de excelência à população da zona rural.
Atendimento
O diretor do Hospital da Zona Rural, Edgar Pinheiro, destacou a importância da ampliação das enfermarias e eitos e da implantação de novos serviços especializados.
“Com a ampliação das duas enfermarias, vamos proporcionar uma maior mobilidade para o público adulto e, ao mesmo tempo, abrir um espaço inédito para internação pediátrica, que antes não existia na unidade. Agora, teremos pediatra 24 horas, tanto na emergência quanto na rotina das enfermarias, garantindo assistência contínua às crianças que precisarem de atendimento. Já oferecemos um bom serviço, mas agora estamos ampliando e buscando melhorar ainda mais a qualidade do atendimento”, afirmou o diretor.
A solenidade também contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda; do subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; secretário da Semsa, Dilmar Araújo, além de parlamentares, servidores e lideranças políticas e comunitárias