São João 2022

Boi de Santa Fé e Cacuriá de Dona Teté agitam o ‘Arraiá do Povo’ na penúltima noite

O grupo ‘Seu Raimundo e Forró Pé no Chão’ abriu a programação do ‘Arraiá do Povo’, nesta sexta-feira (17), e deu o tom de muita alegria e animação, contagiando o público que lotou o espaço junino da Assembleia Legislativa na penúltima noite. 

O forró homenageou João do Vale e no ritmo da sanfona, zabumba e triângulo fez o público cantar e dançar as belas canções do cantor e compositor pedreirense. 

“É uma imensa satisfação e uma graça de Deus, depois de dois anos de pandemia, voltar a se apresentar no arraial da Assembleia”. Agradeço de coração o convite feito pela Casa do Povo”, disse seu Raimundinho. 

Com uma indumentária impactante e enormes cazumbas, o Boi de Santa Fé, do Bairro de Fátima, com o sotaque da Baixada e o som de matracas e pandeirões, foi a segunda atração da noite e também levou muita animação ao arraial. 

“Tu quer ver peso do gado, ei te liga no Santa Fé, este ano no festejo de São João”, diz a toada que é destaque do repertório deste ano, intitulada “Igreja de São Pedro”, de autoria de José de Jesus Figueiredo, conhecido por “Zé Olhinho”, presidente do Boi de Santa Fé. 

Sensualidade do Cacuriá 

Envolvente, irreverente e sensual, o Cacuriá de Dona Teté, uma dança de roda, foi a terceira atração da noite. O público participou da apresentação dançando e cantarolando as canções. 

“Poder se apresentar no ‘Arraiá do Povo’ é algo muito significativo e prazeroso. Voltar aqui, após dois anos, é maravilhoso”, disse Rosa Reis, cantora do Cacuriá. 

Em seguida, o Boi de Upaon Açu, da Maioba (Paço do Lumiar), sotaque de orquestra, se apresentou com o seu batalhão. Com bela indumentária nas cores branco, azul e amarelo, a brincadeira evoluiu no tablado, dançando e cantando o tema “Vinde mãe Aparecida para o São João encantar, bumba meu boi Upaon Açu se curva ao seu altar”. 

“É uma bênção voltar a festejar o São João. Devido à graça alcançada, nossa brincadeira, este ano, presta homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Somos gratos por termos sobrevivido. É uma enorme satisfação voltar ao ‘Arraiá do Povo’, que está maior, mais bonito e muito bem organizado”, ressaltou a presidente do Boi Upaon Açu, Regina Campelo. 

Um show de Lucas Seabra e Banda marcou o encerramento da programação do “Arraiá do Povo” nesta sexta-feira (17). 

Público elogia 

A terceira noite do ‘Arraial do Povo’, a exemplo dos dois primeiros dias, ganhou elogios do público. O deputado federal José Carlos (PT), que prestigiou pela primeira vez a festa, parabenizou a Assembleia. “Uma estrutura impecável. Parabenizo a equipe organizadora deste belíssimo arraial que está fazendo a alegria do povo”, acentuou. 

“O ‘Arraiá do Povo’ está muito bonito, seguro e organizado. É muito bom voltar a festejar a nossa cultura”, afirmou o deputado César Pires (PV). 

“É um momento de confraternização, depois de dois anos de pandemia. É um espaço para as famílias, crianças, jovens e idosos, que festejam de forma alegre a cultura popular maranhense”, acentuou o deputado Fábio Braga (PP). 

“Estamos aqui prestigiando essa festa bonita e a mais festejada da cultura popular maranhense, que é o São João, na Casa do Povo. O espaço está muito bem estruturado, seguro e acolhedor”, disse o ex-presidente do TJ/MA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. 

Diego Rolim Carvalho, acompanhado de esposa e filhos, elogiou a estrutura, segurança e organização. “Uma estrutura muito boa e muito bem organizado. Estou gostando muito. Ter um espaço para meus filhos brincarem enquanto a gente assiste às atrações é muito bom. Parabenizo a Assembleia por ter planejado esse espaço com conforto e segurança”, afirmou. 

A aposentada Maria de Nazaré Correa Campelo, 68 anos, disse que se sentia muito segura e confortável”. “A criação desse espaço para os idosos e pessoas com deficiência foi uma ideia muito feliz. Aqui está ótimo”, acentuou. 

Encerramento 

O ‘Arraiá do Povo’, organizado pelo Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (Gedema), realiza sua última noite de festança neste sábado (18) com um show do cantor e compositor César Nascimento. 

A programação da última noite destacará, a partir das 19h, Dança Portuguesa Sonho de Portugal, Boi da Madre Deus, Boi Orquestra Mocidade de Pinheiro, Boi de Ribamar, Boi Itapera de Maracanã e Boi de Morros.