Giro de Noticias

Betel Gomes anuncia projeto para ampliar estrutura de doação de órgãos no estado

A deputada estadual Betel Gomes (PRTB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14), para relatar dificuldades de logística no transporte de órgãos humanos doados, no Maranhão. Na ocasião, a parlamentar informou que já trabalha na elaboração de uma proposição que possa garantir para o estado uma estrutura melhor nessa área, fazendo com que muitas vidas sejam salvas.

O objetivo do projeto é ampliar a rede de atendimento, incentivar a doação e garantir que não tenham vidas perdidas em razão da falta de logística.

‘’Sabemos que o número de doadores vem caindo, principalmente com a pandemia. Por isso, devemos trabalhar para encontrar uma maneira de fazer chegar ao seu destino e com mais agilidade os órgãos humanos que foram doados”, disse Betel Gomes.

Dados

A deputado informou que, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2015, foram registrados 18 doadores; em 2016, houve 16 doadores; 2017 e 2018 registraram 14 doadores; em 2019, foram 10; e em 2020, apenas sete.

Com a pandemia da Covid-19, o número de transplantes diminuiu. Em 2019, foram registrados 25 transplantes de rim, três de fígado, 200 de córnea e dois de tecidos ósseos. Já em 2020, foram 11 transplantes de rim, dois de fígado, 162 de córnea e seis de tecidos ósseos.