Bateram no meu carro e fugiram: como devo proceder?

Sofreu um sinistro e o responsável pelo acidente fugiu? Veja aqui o que fazer se tiver ou não contratado o seguro auto!

Não é incomum os casos de motoristas que sofrem colisão e o responsável pelo acidente foge. Isso é um caso que gera bastante dúvidas nos condutores de veículos segurados ou não.

Além disso, não são raros os casos em que o culpado pelo acidente no trânsito pede para o condutor do carro envolvido não acionar a polícia. Assim, sem B.O. registrado, acaba sumindo.

Também há casos em que o causador do acidente foge sem que o dono do carro que sofreu a colisão consiga anotar a placa do veículo. Em ambos os casos, a dúvida é a mesma: “O que devo fazer se bateram no meu carro e fugiram?”. Veja!

Meu carro sofreu uma colisão e o culpado fugiu. Como acionar o seguro auto?

O correto é que o motorista culpado pague pelos prejuízos causados no veículo, mas se ele fugiu e você não anotou a placa, ainda assim poderá acionar a seguradora. Ou seja, se você possui seguro auto, terá o direito a ser atendido pela seguradora.

Porém, é importante saber que existem algumas exigências para ter o sinistro atendido pela empresa e contar com o serviço de guincho e mecânico, por exemplo. Entre elas, estar em dia com o pagamento, apresentar o Boletim de Ocorrência e pagar a franquia do seguro.

No caso, a franquia deverá ser paga pelo próprio segurado, mesmo que o condutor tenha fugido. Afinal, para a seguradora não importa quem irá pagar essa taxa e ela só vai liberar a proteção após a mesma ser quitada.

Mas, você ainda poderá recorrer para que o culpado possa reembolsar esse valor. Ao registrar o B.O. a polícia ficará responsável em encontrar o culpado pelo acidente.

Na dúvida sobre o pagamento da franquia, converse com o seu corretor de seguros e veja sobre a possibilidade de, comprovando que não é o causador do acidente, não pagar a taxa.

Não tenho seguro de carro. O que devo fazer se bateram no meu carro e o culpado fugiu?

A primeira coisa é tentar anotar a placa do veículo que colidiu com o seu. Mas, independentemente de conseguir ou não, você deverá registrar o Boletim de Ocorrência para a sua maior segurança financeira.

Entenda que bater e fugir é uma infração legal e está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Ao fugir, o condutor responsável assume a responsabilidade e poderá ser processado por danos materiais, morais e, inclusive, perder o direito de dirigir, conforme a situação.

Não deixe de tirar fotos do carro que sofreu a colisão, pegar dados de testemunhas, bem como informações sobre o veículo causador da colisão, entre outros detalhes do ocorrido.

Qual o prazo para acionar a seguradora?

Se você conta com seguro de veículos, poderá acionar a seguradora dentro do prazo de 1 ano. Mas, verifique as cláusulas do seu contrato e, na dúvida, fale com o corretor de seguros para melhor esclarecimento.

Saiba que o prazo para acionar a seguradora começa a contar a partir da data do sinistro, conforme registrado no Boletim de Ocorrência.

Além disso, você precisa se atentar às coberturas que contratou, pois muitas seguradoras trabalham com diferentes tipos de planos e cada um deles contempla determinadas coberturas.

Portanto, para evitar aborrecimentos ou surpresas desagradáveis, veja com atenção o que você contratou. Verifique, especialmente, se possui a cobertura para terceiros e quais as regras estipuladas na apólice do seguro auto.

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo do site SeguroAuto.org.