Batalhões de bumba-meu-boi e brincantes vacinam contra Influenza e Covid-19 n’O Maior São João do Mundo
No São João do Maranhão 2023, O Maior São João do Mundo, o encontro dos batalhões de bumba-meu-boi, grupos de quadrilha e danças tradicionais animam a festa e marcam presença, de quinta-feira a domingo, no Arraial da Vacinação, no Ipem, no Calhau.
No encontro de dois personagens famosos d’O Maior São João do Mundo, o Bumba-meu-boi e o Zé Gotinha, símbolo nacional da Campanha de Vacinação, o resultado é diversão e vacinação para proteger as pessoas da Influenza e da Covid-19.
“É uma festa que a gente ficou sem aproveitar durante um tempo, e como temos muito contato com as pessoas, temos que evitar essas doenças. Vacinar deixar tudo certinho, acho muito bom, todo mundo brinca feliz e dança feliz, porque sem saúde, o boi não dança”, disse o miolo do Boi Lendas e Magias do Centro Histórico, Alberto Santos, de 22 anos.
Nesta quinta-feira (15), no Arraial do Ipem, o Governo do Maranhão, por intermédio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Cultura (Secma), proporcionam aos brincantes, visitantes e turistas a oportunidade de desfrutar dos ritmos, cores e brincadeiras, e ainda se imunizarem contra a Influenza e a Covid-19.
O Arraial da Vacinação iniciou com a abertura d’O Maior São João do Mundo, e vai até 9 de julho, sempre de quinta-feira a domingo, das 18h às 21h. Ao todo, 86 pessoas foram vacinadas na última quinta-feira.
Uma brincante preocupada com a saúde foi a coreira do Tambor de Crioula do Mestre Felipe, Aikran Silva, de 58 anos, que já fez cerca de 50 apresentações no período junino. Para se manter com saúde, ela atualizou a carteira de vacinação. “Temos que nos cuidar, principalmente no São João”, disse.
A dançarina do Cacuriá do Jhon, do bairro da Vila Esperança, zona rural de São Luís, Valéria Pinheiro, de 24 anos, visitou o Zé Gotinha e o Arraial da Vacinação da SES. “Eu ainda não tinha tomado a vacina contra a gripe, e achei que era uma oportunidade muito boa, a vacinação aqui no arraial. Então, eu achei ótimo ter o posto da vacinação. Tem bastante pessoas nos arraiais, e às vezes elas não tem tempo durante a semana, assim, todos se divertem e cumprindo uma obrigação que você tem que fazer por sua saúde”, disse.
Quem trabalha no Arraial do Ipem, também está atento a prevenção contra a Influenza e a Covid-19. Atendente da barraca “Cozinha da Farofa”, Eduardo Tadeu, de 32 anos, sabe da importância da atualização vacinal. “A vacinação é importante, nesse momento tem muita gente, principalmente com a gripe, me proteger e proteger o cliente é o melhor para todos”, destacou.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, convocou a população para brincar as festas juninas com a imunização contra Covid-19 e Influenza. “Todos precisam estar protegidos e com saúde. Para isso, a SES tem se esforçado. Público alvo vacinado reduz os índices de contaminação, de pessoas nas emergências e de complicações”, alerta.