Adolescentes de Ribamar participam de roda de conversa sobre ‘Maio Laranja’
Na manhã de segunda-feira, 29, equipe do Núcleo Psicossocial do Fórum de São José de Ribamar esteve no Centro Socioeducativo de Internação, para uma roda de conversa com os socioeducandos da unidade sobre o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, foram abordados temas como: a campanha “Maio Laranja”, os tipos de violência sexual, mitos e verdades sobre o abuso sexual, a Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) e os canais de denúncia.
INTERAÇÃO ENTRE SOCIOEDUCANDOS E EQUIPE PSICOSSOCIAL
Os adolescentes participaram ativamente da atividade e as técnicas avaliaram como positiva a interação entre socioeducandos e equipe técnica.
A equipe formada pelas assistentes sociais Emilena França e Yêda Maranhão e a residente em serviço social Aline de Oliveira, fez a visita a convite da coordenadora técnica do Centro Socioeducativo, para dialogar com os socioeducandos.
“Acreditamos que a informação sobre esse tema tão relevante deve chegar aos mais diferentes espaços e atores. Esses adolescentes estão privados de liberdade, mas não de informação e informação é um direito essencial a todos. Adolescentes informados possuem a responsabilidade por suas escolhas e ações. Que essa parceria interinstitucional só fortaleça e quem ganha é a sociedade”, enfatizou a assistente social Yêda Maranhão.