.

Banco do Nordeste aplica R? 4,4 bilhões no Maranhão em 2021

O Banco do Nordeste fechou o ano de 2021 com contratações globais de R? 41,9 bilhões. Foram R? 831 milhões investidos a mais do que no ano anterior. As linhas de crédito voltadas para micro, pequenos e médios empreendedores alcançaram R? 28,8 bilhões, o que corresponde a 69% de todos os recursos aplicados pelo Banco em 2021.

A lista dos mais contemplados com os financiamentos do BNB no ano passado inclui micro e pequenas empresas, microempreendedores urbanos e rurais e agricultores familiares.

De acordo com o presidente do BNB, Anderson Possa, o resultado evidencia o compromisso do Banco e do Governo Federal com o desenvolvimento econômico da Região, bem como o olhar diferenciado da Instituição com os segmentos que mais geram ocupação e renda. “Em 2021, sofremos ainda os efeitos da pandemia, mas o Banco do Nordeste esteve oportunamente presente. Muitas famílias chegaram ao final ano com esperança no futuro, porque o BNB levou recursos, levou desenvolvimento”, afirmou.

Microempreendedores
O desempenho dos programas de microcrédito urbano (Crediamigo) e microcrédito rural (Agroamigo) é exemplo do foco do BNB nos pequenos negócios. Eles responderam por 38,7% do total financiado pelo Banco no último ano. Por meio de seus programas de microcrédito urbano e rural, os maiores do País, o BNB emprestou R? 16,2 bilhões no ano, valor 8,3% superior ao contratado em 2020. Ao todo, o Banco realizou 4,9 milhões de operações de microcrédito em 2021, o que corresponde a uma média de 19,6 mil empréstimos por dia útil.

Fontes de recursos
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos do Banco, respondeu por R? 25,8 bilhões do total contratado, resultado semelhante ao do ano anterior. Já a fonte Poupança Rural apresentou 62,34% de evolução em sua utilização em 2021. A alta se deve ao investimento de R? 1,4 bilhão frente aos R? 888 milhões de 2020.

Desempenho no Maranhão
As contratações do Banco do Nordeste com recursos do FNE no Maranhão em 2021 somaram R? 2,58 bilhões. Ao todo, foram realizadas 66.017 operações com essa fonte de recursos no estado. O desempenho geral foi de R? 4,4 bilhões em aplicações, somadas as operações do programa Crediamigo e de outras fontes.