Banco de Alimentos promove ações sobre educação alimentar e nutricional para escolas de São Luís
O Banco de Alimentos do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) através da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), realizou ações sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para os alunos do Centro de Ensino Upaon-Açu e da Escola Modelo Benedito Leite. As atividades foram realizadas nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19).
Os estudantes do ensino médio, das disciplinas de geografia, filosofia e sociologia, visitaram a sede do Banco de Alimentos e participaram do Itinerário Formativo em Prática de Expansão. Essa iniciativa esclarece sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Mundo, mostrando pontos como a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável e uma educação de qualidade.
Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, essa visita busca incentivar os jovens a ter um pensamento consciente. “Hoje vivemos em uma era industrial e cheia de produtos poluentes e não renováveis. Por isso, buscamos trazer essa nova geração para mostrar a importância da agricultura e da sustentabilidade, incentivando-os a colocar em prática tudo isso”, disse.
A coordenadora do Banco de Alimentos, Rafaelle Corrêa, frisou a importância desse momento para os discentes. “Os alunos hoje tiveram uma importante troca de aprendizado aqui. A proposta era que aprendessem sobre os recursos naturais de forma sustentável, para poder visualizarem um mundo no qual o consumo de produtos orgânicos seja uma prática recorrente”, ressaltou.
Os jovens desfrutaram do momento de bate-papo com os funcionários do equipamento e de um filme acompanhado de pipoca, para ilustrar de forma lúdica o tema abordado. Um dos contemplados foi o Juan Henrique Sousa, estudante do terceiro ano da Escola Benedito Leite. “Hoje saímos um pouco da sala de aula e viemos ver como funciona o ambiente. Tive muitos esclarecimentos sobre sustentabilidade e produtos orgânicos. Achei muito legal, espero que aconteça mais vezes”, declarou.