O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Banco de Alimentos comemora três anos de funcionamento

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), o Banco de Alimentos tem sido estratégico nas ações desenvolvidas pelo Estado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e combater o desperdício. O aniversário de três anos de funcionamento foi comemorado, na sexta-feira (24), com um Café da Manhã Especial, com atrações juninas e ação social que levou à população serviços como aferição de pressão, medição de glicemia e testes rápidos.

O subsecretário da Sedes, Lívio Corrêa, esteve presente na ação e parabenizou o Banco de Alimentos por seus três anos de funcionamento. “Esse equipamento é muito importante para as famílias mais carentes e instituições beneficiadas. Nestes três anos, o Banco de Alimentos fez a diferença na vida de milhares de pessoas, promovendo o desenvolvimento e combatendo a insegurança alimentar e nutricional. Parabéns a todos os envolvidos que contribuem para o funcionamento desse equipamento”, declarou o subsecretário.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvídia Caldas, pontuou sobre o objetivo da iniciativa. “Agradecemos a parceria dos doadores. O Banco de Alimentos é um equipamento público que tem o objetivo de trabalhar para minimizar a fome nas comunidades mais vulneráveis evitando assim o desperdício e a insegurança alimentar”, ressaltou.

Uma das instituições beneficiadas com o Banco de Alimentos é a Escola Comunitária Lar do Saber, localizada no bairro Vila Cascavel, que recebe os alimentos desde o início das atividades do Banco em 2019. A gestora da escola, Francineide Alves, destaca a importância do equipamento para a instituição. “Esse equipamento tem sido fundamental para o funcionamento da nossa escola. Ele nos proporciona frutas, legumes e nos dá a orientação de como utilizar eles de uma forma correta. Graças ao Banco, temos merenda para os nossos alunos. Esse é um incentivo para nós continuarmos com o trabalho que desenvolvemos dentro da comunidade”, disse.

Desde a sua inauguração, o Banco de Alimentos já distribuiu mais de 900 toneladas de alimentos para 79 instituições cadastradas, beneficiando cerca de 13.700 famílias com a disposição dos mantimentos. Instalado no Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), em São Luís, o Banco possui equipe de nutricionistas, técnicos e demais profissionais que fazem a coleta, seleção, processamento e distribuição de alimentos que são captados junto à rede de doadores.