Balsas recebe novos leitos para ampliar atendimento a casos de coronavírus no Hospital Macrorregional

Com a desaceleração no surgimento de novos casos de Covid-19 em São Luís e em outras cidades do Maranhão, o Governo do Estado vem ampliando a oferta de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em regiões que vêm apresentando maior velocidade no contágio da doença nos últimos dias.

Esse é o caso de Balsas, município que abriga o Hospital Macrorregional da rede estadual e atende 13 cidades do Sul do Maranhão.

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município registrou cerca de 600 casos confirmados da doença.

Para evitar que a taxa de ocupação dos leitos reservados para pacientes com Covid-19 chegue ao limite, o Hospital Macrorregional de Balsas teve confirmados nesta semana mais oito novos leitos de UTI.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, que foi designado para acompanhar a instalação dos novos leitos, agora o Hospital Macrorregional de Balsas conta com um total de 20 leitos para coronavírus e esse número poderá ser ampliado, a depender da demanda.

“Já estamos começando a fazer as entregas parciais, de forma que, conforme a necessidade, já estamos prontos para atender os casos mais críticos de Covid-19 no Sul do estado”, ressaltou Honaiser.

Honaiser explicou que não foi tarefa fácil viabilizar a nova estrutura, diante da grande procura por esse tipo de equipamento de saúde em outros estados.

“A gente sabe que para montar os novos leitos a gente precisa de recursos humanos, pessoal qualificado, de equipamentos e insumos. Nesse momento de dificuldade, a gente teve que sair garimpando onde conseguir cada uma dessas peças para poder montar esses novos leitos. Graças a Deus todos os equipamentos necessários para os primeiros leitos já estão aqui”, disse o secretário.

Contágio em declínio no Maranhão

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo na última terça-feira (23), o Maranhão é o estado brasileiro que tem o maior número de cidades onde os novos casos de coronavírus diminuem.

São 42 municípios nessa condição no Maranhão. Isso equivale a cerca de 20% de todas as 189 cidades que têm visto o número de novos registros cair no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *