Balsas: conheça as obras que estão facilitando o dia a dia dos moradores da cidade
Novo IEMA, novo centro de hemodiálise, novo campus da UEMA e novo asfalto em ruas e estradas. Essas são algumas das obras do Governo do Maranhão que estão em andamento neste momento em Balsas.
Elas se somam a outros serviços e obras já entregues, como o Restaurante Popular, o Parque Centenário de Balsas e o Hospital Macrorregional do município.
Veja abaixo algumas das obras já entregues e outras que estão sendo feitas:
IEMA
A escola de ensino profissionalizante está sendo construída. No IEMA, os alunos já saem com o ensino médio completo e com uma profissão. Com investimento que ultrapassa os R$ 13 milhões, o instituto tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.
A unidade terá salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório e outras instalações.
Centro de Hemodiálise
Está em fase de conclusão. É para tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise. O centro vai ajudar quem precisa se deslocar por muitos quilômetros até Imperatriz ou mesmo morar em outras cidades para realizar esse tratamento.
O novo Centro de Hemodiálise vai atender pacientes dos 13 municípios da regional de Balsas. A capacidade é de 60 a 90 pacientes por dia.
Atualmente, o Hospital Regional de Balsas oferece assistência em hemodiálise aos pacientes internados em leitos de UTI, entre eles os diagnosticados com a Covid-19.
Mais Asfalto
São várias frentes do Mais Asfalto em Balsas. Na MA-007, são dois trechos com obras em andamento, do povoado Ouro ao Km 50 e do KM 50 ao povoado Batavo. Além de aquecer a economia com melhores condições de escoamento da produção, os 135 quilômetros de melhoramento na pavimentação garantem o direito de ir e vir dos moradores.
Já na MA-006, entre os trechos contemplados com trabalho de tapa buraco e melhoramento, estão Arame a Grajaú, Grajaú a Formosa da Serra Negra, e Formosa da Serra Negra a Fortaleza dos Nogueiras.
Entre Balsas a Alto Parnaíba e de Alto Parnaíba a Tasso Fragoso, são realizados serviços de reconstrução de pavimento.
Além disso, está em licitação o processo de pavimentação para o trecho entre Balsas e Tasso Fragoso.
UEMA
Em breve devem começar as obras do novo campus da UEMA na cidade. Enquanto a nova unidade não vem, melhorias vão sendo feitas na sede atual. Já foram colocadas poltronas no auditórios, reformada sala de aula e ampliada a UEMA NET.
Restaurante Popular
Inaugurado neste ano, o Restaurante Popular de Balsas já serviu mais de 160 mil pratos. Mil refeições são ofertadas diariamente para a população de Balsas, pelo valor de R$ 3.
Além de alimentação orientada por nutricionistas, elaborada de acordo com o potencial do município, o Restaurante Popular movimenta a economia local, adquirindo 30% dos alimentos da agricultura familiar.
Parque Centenário de Balsas
Entregue em 2018, tornou-se marco para a história da cidade. Ele reúne de uma só vez um cartão-postal da região, um amplo espaço de lazer e esportes e um local para a preservação da fauna e da flora.
O Parque Centenário de Balsas fica à margem da rodovia Transamazônica. O local tem quadras poliesportivas, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, ciclovia, área para skate e pontos de descanso e contemplação.
Hospital Macrorregional
Inaugurado em 2017, o Hospital Macrorregional de Balsas já fez mais de 1 milhão de atendimentos. A unidade de saúde é referência para 13 municípios da região, e o trabalho desenvolvido na área da atenção materno-infantil é destacado, inclusive, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Há dois anos, a unidade recebeu reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela marca de 365 dias sem o registro de morte materna. O trabalho desenvolvido no hospital diminuiu em 70% o número de casos do tipo na região, por meio de estratégias e políticas públicas de fortalecimento à saúde.
Batalhão dos Bombeiros
Em março deste ano, foi entregue o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Fica na BR-230, no bairro Potosí. São 31 profissionais com funcionamento 24 horas por dia. O administrativo vai de segunda à sexta, das 8h às 17h, para retirada de licenças de edificações, por exemplo.
O Batalhão tem parceria com a prefeitura, colocando servidores civis na parte administrativa e de vigilância.