BALSAS – Aberta segunda turma do grupo reflexivo “Juntos Fazemos o Trânsito”
Foi realizada na última quarta-feira, 3 de setembro, no salão do Tribunal do Júri de Balsas, a aula inaugural da segunda turma de 2025 do grupo reflexivo “Juntos Fazemos o Trânsito”. Voltada a autores de infrações penais de trânsito de médio potencial ofensivo, a iniciativa faz parte do eixo repressivo da campanha de mesmo nome, promovida pelo Ministério Público do Maranhão. A atividade foi conduzida pelo promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr.
A participação no grupo é uma das cláusulas do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), firmado entre os infratores de trânsito e o MPMA.
O objetivo central é prevenir a violência no trânsito, incentivar o debate sobre segurança viária e contribuir para a redução do número de acidentes. Em 2024, duas turmas foram concluídas. Ao todo, 23 participantes já finalizaram o programa.
“Até o momento, nenhum deles reincidiu em infrações de trânsito, o que demonstra a eficiência da iniciativa”, relata Tiago Rohrr.
A analista ministerial da área de Serviço Social, Fernanda de Cássia Fonseca, que atua como mediadora do grupo, realizou o acolhimento dos participantes e apresentou a dinâmica de funcionamento desta nova turma do grupo. Os encontros acontecerão sempre das 8h30 às 10h30, nos dias 10, 17 e 24 de setembro. A previsão para o encerramento é o dia 1º de outubro
PARCEIROS
A solenidade de abertura contou com a presença de parceiros da campanha. A major Thaysa Cardoso, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), abordou o tema “Leis de Trânsito e a Responsabilidade dos Condutores” e o guarda municipal Renato Lira tratou de crimes de trânsito e penalidades aplicáveis.
“Setembro é o mês de conscientização para a segurança no trânsito e reforça a importância da educação, da fiscalização e das campanhas preventivas. É essencial adotar atitudes responsáveis e solidárias. Escolhas seguras salvam vidas e tornam o trânsito mais humano e protegido”, enfatiza o membro do Ministério Público.
