Bacalhau para a Páscoa: Duas receitas para variar seu cardápio

Na Idade Média, os cristãos faziam dias de jejum, excluindo de sua dieta as carnes “quentes”. O bacalhau era uma comida considerada “fria” e passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português. O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau se manteve forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente na Páscoa, uma data expressiva da cristandade, quando se celebra a ressurreição de Cristo.

E para te ajudar a diversificar o cardápio da Páscoa, vamos te dar duas receitas deliciosas e todos os ingredientes podem ser encontrados nas lojas do Grupo Mateus.

Bolinho de Bacalhau

Ingredientes

300 g de bacalhau dessalgado e desfiado

3 xícara (chá) de batatas cozidas e espremidas

1 colher (sopa) de farinha de trigo

sal e pimenta-do-reino a gosto

3 ovos

2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

óleo para fritar

Modo De Preparo

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Com uma colher de sopa, pegue porções de massa, frite em óleo quente até dourar e escorra em papel absorvente.

Bacalhau light com grão de bico

Ingredientes:

1 kg de bacalhau dessalgado

500 gramas de grão de bico cozido al dente

3 tomates em rodelas

1 cebola em rodelas

Azeitonas pretas a gosto

200ml de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Em um refratário vá formando camadas com bacalhau, grão de bico, os tomates, as cebolas e as azeitonas. Faça as camadas e depois regue com o azeite extravirgem, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos coberto. Retire o papel e deixe gratinar por mais 10 minutos. Sirva em seguida com arroz integral e salada de folhas