O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Bacalhau à portuguesa, prato para dar água na boca na Semana Santa

A Semana Santa está chegando e já bate aquela dúvida de quais pratos serão oferecidos para aquele almoço especial em família, momento de celebrar a data religiosa e demonstrar gratidão pela vida.

Para demonstrar respeito aos sacrifícios de Jesus Cristo, a abstenção às carnes tradicionais é algo marcante da data. Com isso, a carne vermelha é trocada por peixes e frutos-do-mar, e as mais variadas receitas tomam as mesas das famílias e dão água na boca de qualquer pessoa.

Ainda está na dúvida do que preparar na Semana Santa? O chef do Grupo Mateus, Antônio Alcântara, tem uma dica ótima de receita para você. Confira:

Bacalhau à portuguesa

Ingredientes:

– 1 kg de bacalhau (em lascas ou postas)

– 3 tomates fatiados

– 3 cebolas fatiadas

– 1 pimentão amarelo fatiado

– 1 pimentão vermelho fatiado

– 1 pimentão verde fatiado

– 2 ovos cozidos

– sal a gosto

– ½ xícara de azeite

– Colorau

– Creme de leite

Modo de preparo

O bacalhau deve ser refogado para retirar o excesso de sal e logo depois de fervido, colocado num refratário em separado. É necessário refogar a cebola, o alho e os pimentões coloridos para que percam a quantidade de água.

No próximo passo são adicionados o azeite e um pouco de colorau, para o prato não ficar esbranquiçado e misturar ao bacalhau dessalgado, dando um toque refinado com uma salsinha e pitadas de sal a gosto. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Por último, na montagem, é acrescido os ovos cozidos.

Caso você curta receitas cremosas, pode acrescentar um pouco de creme de leite na receita.

Boa Semana Santa e bom apetite!