Azeites: Suas variações e versatilidades na cozinha
Para salada ou frituras, o azeite tem sido muito utilizado na cozinha para diversos fins, mas você conhece todas as variações deles ou a forma certa de utilizá-los? Pensando nisso, vamos conversar com a nutricionista do Grupo Mateus, Eloísa Ystefanny.
Para começar, você precisa ter em mente o que significa o azeite extravirgem – ele vai se caracterizar pela acidez – abaixo de 0,8% é considerado um azeite extravirgem, que é a forma mais procurada nos supermercados.
Azeites:
- Virgem;
- Extravirgem;
- Refinado;
- Azeite aromatizado;
- Azeite composto.
“Cada azeite possui diferentes composições e particularidades em termos de sabor, textura, aroma e cor, mas não existe azeite específico para cada prato”, pontuou a especialista.
Após escolher o azeite que melhor se enquadra em seu paladar, é o momento de armazenar, e o ideal é mantê-lo longe do alcance da luz e das altas temperaturas, por isso as marcas utilizam frascos de vidro mais escuros.
Para fugir do óleo, a nutricionista explica que o azeite de oliva é uma ótima opção. Possuindo gorduras mono e poliinsaturadas, que são benéficas para o organismo, diferente de outras gorduras que são utilizadas na cozinha, que são as gorduras saturadas. Lembrando que o azeite virgem é o ideal para utilizar em preparações que serão levadas em alta temperatura e o extra virgem para preparações que não serão aquecidas”, finalizou.