Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usina fotovoltaica no Maranhão
Empreendimento, localizado em Peritoró, terá capacidade de mais de7 MWp e contará com os trackers solares do modelo ‘Axial TrackerTwin’
Peritoró (MA), outubro de 2025 – A Axial Brasil, referência global em projetos e na fabricação de trackers solares, anuncia o início da fase de montagem de equipamentos na Usina Fotovoltaica de Peritoró, no Maranhão. O empreendimento de geração distribuída, com capacidade de mais de 7 MWp, é resultado de uma parceria estratégica firmada com a Minuano Participações (empresa com expertise de execução de mais de 100MWp), durante a Intersolar South America 2025, realizada em agosto em São Paulo.
No total, a Axial Brasil fornecerá à Minuano equipamentos para, ao menos, seis usinas, distribuídas no Maranhão, Piauí e na Bahia, totalizando mais de 30MWp, marcando fortemente sua presença no Nordeste. A instalação em Peritoró utilizará o Axial TrackerTwin, projetado para oferecer alta performance e durabilidade, mesmo em condições climáticas desafiadoras.
“O início da montagem dos nossos trackers em Peritoró é a materialização da nossa visão compartilhada com a Minuano, de impulsionar a transição energética brasileira com tecnologia de ponta e máxima eficiência. O Maranhão possui um potencial solar enorme, e estamos entusiasmados em contribuir com um projeto dessa magnitude”, afirma David Lobo Sigismondi, diretor Comercial da Axial Brasil.
Para a Minuano Participações, a escolha da Axial como fornecedora foi crucial para garantir a rentabilidade e a excelência técnica da usina. “A Minuano reconhece na Axial a expertise global e a inovação necessária para que a Usina de Peritoró se posicione como um case de sucesso, entregando energia limpa e competitiva”, comenta José Lino da Silveira, do Porta-Voz da Minuano.
Os trackers solares da Axial são reconhecidos por otimizar a captação de energia ao acompanhar o movimento do sol ao longo do dia, proporcionando um aumento significativo na produção de eletricidade em comparação com estruturas fixas, que pode chegar a 30%.
DE ‘GD’ PARA ‘GC’
As parcerias recentes da Axial fazem parte de um movimento de expansão da empresa no país, que tem interesse de entrar no mercado de Geração Centralizada (GC). Durante a própria Intersolar South America, o CEO global da Axial, José Luis Fayos, comentou sobre o objetivo da companhia no Brasil de entrar em projetos de GC; desde que começou a operar no país, em 2022, o foco da empresa era o mercado de GC.
“Alguns dos nossos melhores clientes do mundo estão aqui e, de certa maneira, isso também nos impulsiona a entrar neste mercado (GC), que já estamos acostumados no resto do mundo. Estamos confiantes que ainda este ano vamos fechar projetos em GC para seguir contribuindo com o mercado de energia limpa no Brasil”, enfatizou Fayos. A Axial já vem participando de concorrências de projetos de Geração Centralizada.
Sobre a Axial Brasil
A Axial Brasil é o braço nacional da Axial Structural Solutions, empresa espanhola com 20 anos de história e referência global em projetos e na fabricação de trackers solares. Com escritórios em 6 países e projetos em mais de 40, a empresa, comprometida em impulsionar a transição para a energia solar no Brasil e no mundo e em contribuir para um futuro mais sustentável, detém escritório em São Paulo e uma fábrica na Bahia. A Axial está ainda entre as 10 empresas que mais comercializam trackers solares no mundo, sistemas que incorporam algoritmos sofisticados para acompanhar o movimento do sol ao longo do dia. Essas estruturas são projetadas para otimizar a geração de energia solar, ajustando-se dinamicamente para captar a máxima quantidade de radiação solar possível. Ela faz parte ainda do Grupo Alonso, uma holding multisetorial europeia criada há mais de 60 anos, composta por mais de 100 empresas das áreas de logística, energia e infraestrutura.
