Avião Solidário da LATAM transporta mais de 70 toneladas de ajuda humanitária

O programa Avião Solidário, do Grupo LATAM Airlines, transportou mais de 70 toneladas de insumos para ajuda humanitária à Ilha de San Andrés (Colômbia), em apoio aos atingidos pelo furacão Iota. A doação foi arrecadada pela Fundação Pró-Arquipélago e pela Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres da Colômbia.

Entre 18 e 21 de novembro, alimentos, água, máscaras, motosserras,geradores de energia, entre outros suprimentos, foram transportados em um Boeing 767CF da LATAM Cargo e em dois Airbus A320 da LATAM Airlines Colômbia adaptados para transportar cargas na cabine de passageiros.

“Nossa escala de transporte de cargas nos dá a oportunidade de ajudar os países que atendemos. Embora estejamos passando por um momento complexo, queríamos ajudar a ilha de San Andrés e, graças à habilidade, esforço e criatividade do nosso time, programamos e voamos este Avião Solidário em menos de 24 horas”, afirma Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.

O programa Avião Solidário, do Grupo LATAM Airlines, foi criado há nove anos, funciona o ano todo e é acionado em desastres naturais e para necessidades médicas. Neste ano, em função da pandemia de Covid-19, o programa viabilizou o envio de mais de 730 toneladas de suprimentos médicos no continente e transporte gratuito de mais de 600 profissionais de saúde.