Avião Solidário da LATAM decola com 14 mil máscaras de proteção para combate da Covid-19
O compromisso da LATAM com a saúde da América do Sul continua. Ontem (6), a LATAM Cargo Brasil, por meio do Programa Avião Solidário e em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, realizou o transporte gratuito de 14 mil máscaras do tipo KN95, no voo LA 3058 que saiu de Brasília com destino à capital do Pará.
Essas doações fazem parte da campanha de arrecadação organizada em favor do Complexo Hospitalar da UFPA Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém-PA, pelo Conselho de Cidadãos Brasileiros residentes em Xangai. Entregues no Consulado-Geral do Brasil da cidade chinesa, as máscaras foram transportadas até o Brasil com o apoio da ABC.
Durante a pandemia, a LATAM transportou 240 milhões de máscaras em 45 voos especiais vindos da China ao Brasil para o combate à Covid-19 no País.
Além disso, desde o início da pandemia, o Centro de Manutenção (MRO) da LATAM em São Carlos, também adaptou uma parte de sua operação para produção de máscaras, focadas em proteger seus funcionários de áreas operacionais e em abastecer hospitais. No total, mais 45 mil máscaras reutilizáveis de tecido e protetores faciais (face shield) foram confeccionados para uso dos colaboradores da empresa (17 mil funcionários beneficiados), assim como outros 900 protetores faciais (face shield) para doação às instituições de saúde. Em setembro, também foram confeccionadas, em parceria com a Braskem e FITESA, 55 mil máscaras cirúrgicas, para doação a cinco hospitais da região.
Avião Solidário LATAM
O programa Avião Solidário beneficia há 9 anos a América Latina por meio da conectividade e da capacidade de transporte de negócios de passageiros e de carga da LATAM.
Por meio da LATAM Cargo, o programa já transportou nesta pandemia mais de 1.000 toneladas de cargas, como testes rápidos para testar Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, de diferentes partes do mundo, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.
Além disso, o Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 900 profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 400 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.