Aves silvestres são resgatadas pela PRF na BR-226

Na tarde do último domingo (27), uma equipe da Policia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização estática no km 169 da BR-226, município de Governador Eugênio Barros, quando deu ordem de parada a um veículo que transportava aves silvestres.

A equipe constatou a existência de quatro gaiolas no banco traseiro do automóvel, cada uma contendo um pássaro. Questionados, os ocupantes do veículo afirmaram se tratar de três exemplares da espécie ‘Saltator similis’, popularmente conhecido como ‘trinca-ferro’, e um da espécie ‘Sporophila lineola’, conhecido popularmente por ‘bigode’, ‘papa-capim’, ‘estrelinha’ ou ‘cigarrinha’.

Os ocupantes do veículo confessaram a propriedade das aves apesar da ciência sobre a ilicitude do ato. Os animais foram recolhidos e entregues na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Diante do fato, restou configurado o crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. Condutor e passageiro assinaram Termo de Compromisso de comparecimento em juízo quando intimados em razão do cometimento de crime de menor potencial ofensivo, tendo sido liberados em seguida.