Aves silvestres são resgatadas pela PRF em Caxias

Na noite de sábado (14), a PRF deu ordem de parada a um carro de passeio, no km 543 da BR 316, no município de Caxias/MA, após desconfiar do que estava sendo transportado em várias caixas de plástico no compartimento de carga do veículo.

O condutor informou que eram caixas vazias utilizadas para armazenar animais exóticos que ele trouxe de Fortaleza/CE para vender no estado do Maranhão. Ao retirarem as caixas, os policiais visualizaram gaiolas ocultas entre elas.

Os PRFs encontraram 95 passeriformes da espécie Curió (Sporophila angolensis) e quatro passeriformes da espécie Trinca-Ferro (Saltator coerulescens), totalizando 99 animais silvestres.

Os animais estavam acondicionados em pequenos espaços, e privados de comida e água, caracterizando maus-tratos. Indagado sobre as aves, o envolvido informou que trabalha no ramo de venda de animais exóticos para pet-shops e que sempre vem para o Maranhão vender animais.

O veículo, as aves, e as gaiolas foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) na cidade de Teresina/PI.

O condutor assinou o termo circunstanciado de ocorrência e foi liberado sob a condição de comparecer em juízo quando convocado pelas ocorrências de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.