Autismo e síndrome de Down podem ser incluídos no Programa Travessia.
Lida e encaminhada na sessão ordinária do dia 14 de fevereiro, na Câmara Municipal de São Luís, uma indicação do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil) visa oferecer a portadores de autismo e de Síndrome de Down condições de ir e vir e, de maneira totalmente gratuita. Assim, a Indicação nº 071/23 pede ao Governo do Maranhão, que estes públicos específicos da capital maranhense sejam incluídos no Programa Travessia, um projeto estadual que oferece o serviço de transporte porta a porta a pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer.
“Além disso, apresentamos outros trabalhos em prol destas comunidades, mostrando que com muito trabalho e compromisso nós podemos buscar uma sociedade mais inclusiva”, disse Ribeiro Neto, que é autor de diversas matérias direcionadas a este público. O vereador aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente da Casa, Paulo Victor (PCdoB), pelo apoio à causa e à toda comunidade autista.
Criado em 2016, o Programa Travessia é coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), estando presente atualmente em 43 cidades do Maranhão em três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde. o objetivo do projeto é viabilizar o deslocamento dos usuários com maior nível de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo-lhes acessibilidade e dignidade.