Assinado termo para a colocação do busto de Celso Magalhães na Deodoro

O Ministério Público do Maranhão assinou, nesta sexta-feira, 29, Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Luís, para a fixação do busto do promotor público Celso Magalhães (1849-1879), patrono do MPMA, na Praça do Panteon, na área da Deodoro, no Centro de São Luís.

Assinaram o acordo o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior.

A iniciativa é resultado de proposta apresentada pela comissão gestora do Programa Memória Institucional do MPMA. A ideia é colocar o busto de Celso da Cunha Magalhães, junto ao conjunto de esculturas já existentes naquele logradouro. Além de o promotor público ser o patrono da instituição, foi um importante literato do século XIX.

Pelo termo, cabe ao Ministério Público a elaboração do projeto e a confecção do busto, em bronze, como réplica do que se exibe desde de 2004 no Memorial do MPMA, com pedestal no padrão dos que já existem na Praça Deodoro.

Já a Prefeitura deverá disponibilizar espaço adequado no referido local e realizar a montagem do busto conforme o projeto desenvolvido pela instituição ministerial. Não haverá repasse de recursos financeiros entre os participantes.

“Este é um importante passo para difundir a memória do Ministério Público do Maranhão, disponibilizando ao público, de forma destacada, na mais movimentada área do Centro de São Luís, a imagem daquele que foi o pioneiro dos ideais de ética e defesa dos direitos da nossa instituição”, ressaltou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

REUNIÃO

Na manhã desta sexta-feira, foi realizada uma reunião, por videoconferência, para ratificar os termos do acordo. Participaram do encontro os membros integrantes do Programa Memória do MPMA, promotores de justiça Washington Cantanhede, Ana Luiza Ferro e Cláudio Frazão e o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior.

Na reunião, foi decido que a fixação e inauguração do busto ficará para momento posterior à pandemia.