Assembleia Legislativa entrega Título de Cidadã Maranhense à engenheira agrônoma Gisela Introvini

Durante sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa entregou o Título de Cidadã Maranhense à engenheira agrônoma Gisela Regina Introvini, natural da cidade de Ponta Grossa (PR). A condecoração, solicitada pelo deputado Fábio Braga (Solidariedade), foi entregue no Plenário Nagib Haickel.

Ao proferir discurso na tribuna, Braga enalteceu Gisela Regina Introvini, dizendo que, profissionalmente, ela presta serviços relevantes aos maranhenses. A paranaense é técnica em Agropecuária e Engenharia Agrônoma, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especialização na produção de sementes, doenças de sementes e plantas, tecnologia da informação e agronegócio,

Braga salientou que a homenageada atua com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável por meio de trabalhos que visem proporcionar maior visibilidade e valorização territorial aos estados do Maranhão e Piaui. Ele declarou-se honrado em fazer a homenagem à profissional”. “Sinto-me lisonjeado em ter indicado a condecoração pelos relevantes serviços prestados ao Brasil e ao Maranhão”, disse.

Ainda segundo o deputado, Gisela Regina trabalhou nas grandes cooperativas do Paraná e está em Balsas há 25 anos como superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” (FAPCEN).A homenageada manifestou gratidão a toda a Assembleia Legislativa, especialmente ao deputado Fábio Braga

Projeto

Gisela Regina coordenou o projeto de melhoramento genético de cultivares de soja entre a FAPCEN com Embrapa Soja, conduzindo campos experimentais nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, permitindo, dessa maneira, que a soja pudesse expandir nas regiões de baixas altitudes do Norte e Nordeste do Brasil.

Atualmente, Gisela Regina é a presidente da Associação das Mulheres do Agronegócio, uma plataforma feminina que interliga mulheres do agro com as do comércio e universidades. E preside a Comissão Organizadora da maior feira do agronegócio do Maranhão – a Agrobalsas.

Autora do livro “Semeando a Linha do Equador”, que conta a história da introdução da soja nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, como também sobre a miscigenação de diferentes etnias na região dos cerrados, a engenheira proferiu palestras sobre Agricultura Sustentável no Nordeste do Brasil, em eventos internacionais na França, China, Bélgica, Holanda e em diferentes estados brasileiros.

Após receber o título, Gisela Introvini manifestou gratidão a toda a Assembleia Legislativa, especialmente ao deputado Fábio Braga. “Recebi uma das maiores glórias da minha vida. Aqui externo o meu profundo agradecimento por ser contemplada com esta honraria”.

A sessão solene contou também com a presença do deputado Arnaldo Melo (MDB); do desembargador Ricardo Duailibe; do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago; dos secretários municipais Simão Cirineu Dias (Planejamento) e Liviomar Macatrão (Agricultura e Abastecimento), além de diversos familiares, amigos e convidados da homenageada.