Assembleia lançará Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nesta sexta-feira
A Assembleia Legislativa do Maranhão vai lançar, nesta sexta-feira (13), o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Na ocasião, também apresentará as resoluções que buscam a adequação da Casa à nova Lei de Licitações e Contratos. As ações configuram um marco dos avanços na área, obtidos na gestão do presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB). O evento acontecerá das 9 às 12h, no auditório do Complexo de Comunicação, com a participação de especialistas na área da sustentabilidade ambiental.
O diretor administrativo da Alema, Antino Noleto, afirma que, partindo da perspectiva de que a Assembleia está dentro de uma Área de Preservação Ambiental, o Parque do Rangedor, o Legislativo Estadual tem a sustentabilidade ambiental como uma preocupação constante.
“Atualmente, existe um ciclo sustentável de água mantendo uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que possibilita a reutilização do líquido na jardinagem”, afirma Antino, acrescentando ainda que a adoção de medidas como essa mostram a preocupação da Casa com o futuro do planeta.
Ainda no campo da sustentabilidade, segundo Antino Noleto, a Alema está implementando resoluções administrativas que buscam a adequação da Casa à nova Lei de Licitações (Lei federal 14.133), segundo a qual a promoção do desenvolvimento nacional sustentável é princípio que deve ser observado em nas contratações públicas. Essas resoluções serão apresentadas durante o evento, bem como as medidas sustentáveis adotadas pelo Legislativo Estadual.
Já como parte das ações nesse sentido, colaboradores da área de Serviços Gerais da Assembleia participaram, na última segunda-feira (09), de um treinamento sobre coleta e destinação ambientalmente corretas do lixo. A capacitação contou com palestra ministrada pelo empresário José Eduardo San Luca, fornecedor de insumos químicos da empresa Infinity, prestadora de serviços na área ao Legislativo Estadual.