Judiciário implanta robô que etiqueta processos em juizado

Foi instalado, no dia 11 de maio, no 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís (JECRC), o projeto piloto do Robô Clóvis para juizados, tornando-se o primeiro juizado a funcionar com essa inovação em nosso Estado. 

O Robô Clóvis é um assistente colaborativo com habilidades de automação, que trabalha 24 horas por dia, realizando triagens e etiquetando processos no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Judiciário maranhense.

No caso específico do 7º JECRC, foi desenvolvida uma versão do robô que etiqueta os processos utilizando dígitos – que correspondem ao nome de um(a) assessor(a) responsável por um determinado processo da unidade, proporcionando uma melhor organização das tarefas de cada servidor(a). Essa adaptação foi realizada como forma de otimizar e agilizar o fluxo de trabalho.

O nome “Clóvis” foi escolhido em homenagem ao renomado jurista Clóvis Beviláqua, legislador, filósofo, literato e historiador brasileiro, que também dá nome à sede do TJMA, o Palácio da Justiça “Clóvis Bevilácqua”.

O projeto é conduzido pelo coordenador do Toada Lab, Juiz Ferdinando Serejo, e desenvolvido por uma equipe interdisciplinar. Inicialmente, foi implementado em unidades do 2º grau do Poder Judiciário do Maranhão e, agora, encontra-se em fase de teste no 7º JECRC. Essa iniciativa é fruto de uma cooperação técnica de transferência de tecnologia entre o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).