Assembleia apresenta planos para reduzir impactos ambientais em suas instalações
A Assembleia Legislativa do Maranhão apresentou, na manhã desta sexta-feira (1º), o Plano de Controle Ambiental (PCA) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), solicitados pelo Núcleo de Qualidade Ambiental visando mitigar os impactos ambientais gerados nas instalações do Parlamento Estadual.
O diretor de administração da Assembleia, Antino Noleto, explicou que as instalações se encontram dentro de uma área ambiental e, em razão disso, é importante que haja a elaboração do PCA e do PGRS. “Além disso, reafirmamos nosso compromisso com as boas práticas em relação à preservação da natureza e com a sustentabilidade”.
Preservação ambiental
De acordo com Madson de Carvalho, consultor terceirizado e engenheiro ambiental, a finalidade do PCA é quantificar e qualificar possíveis danos ao meio ambiente em vários aspectos, tais como o solo, água e emissões atmosféricas. Em seguida, o projeto proporá medidas de mitigação, garantindo o controle ambiental das instalações.
“Por sua vez, o PGRS é um estudo feito dentro do PCA que visa à gestão adequada de resíduos. Esta Casa já realiza práticas ambientalmente corretas para a segregação, coleta, transporte e disposição final por empresas devidamente licenciadas. Vale ressaltar que a participação social também é fundamental durante o processo”, finalizou.