Rádio e TV

As tendências atuais de transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo tem revolucionado muitas das atividades digitais comerciais e de lazer. Com cada vez mais plataformas sociais e sites oferecendo essa funcionalidade, é certo que o live streaming continuará a se expandir rumo a novas experiências de consumo e de entretenimento. Desse modo, o futuro aponta para um conteúdo de formato curto, bem como novas formas de compras e transmissões de jogos mais interativas.

Compras online em tempo real
As compras por transmissão ao vivo estão entre as maiores tendências no setor do comércio eletrônico. Em 2022, o e-commerce registrou uma receita de quase R$170 bilhões, havendo perspectiva de crescimento para o ano de 2023. Com as compras em tempo real (ou live shopping) se estabelecendo no país através de novas plataformas, um número cada vez maior de investidores, influenciadores, comerciantes e compradores encontram um novo e dinâmico espaço para vender e comprar produtos de modo interativo. É esperado que, no futuro, o comércio ao vivo tenha um retorno até 10 vezes maior do que aquele gerado pelo comércio eletrônico regular.

Experiências de jogo live streaming
No que diz respeito ao live streaming, o setor dos videogames e jogos foi o de maior destaque desde o aparecimento dos eSports, desfrutando de grande popularidade no cenário mundial. Além dos eSports, novos formatos têm surgido e revolucionado a indústria do entretenimento. Um exemplo disso é a possibilidade de jogar poker online com transmissão ao vivo. Essa funcionalidade permite jogar contra outros jogadores em tempo real e com o intermédio de um dealer, simulando um ambiente de jogo tradicional.


Formato de conteúdo curto
O conteúdo de vídeo curto se tornou o formato com maior potencial de retenção de usuários e a principal estratégia de marcas, empresas e influenciadores para conquistarem novos públicos de forma conveniente e imediata. Em especial para gerações com maior exposição digital, como a Geração Z ou os Millennials, esse formato tem se apresentado como o mais popular e eficiente no consumo de mídia digital. Plataformas de mídia social como Instagram, YouTube e TikTok se tornaram muito populares graças ao compartilhamento de vídeos curtos, alcançando um público mais amplo por meio do algoritmo do aplicativo, que prioriza o conteúdo de acordo com as preferências de visualização dos usuários.
Marketing de influenciadores
A era das oportunidades nas mídias sociais se manifesta por meio de influenciadores e criadores de conteúdo, os quais ganham renome de forma inteiramente digital. Suas publicações têm o objetivo de acumular seguidores e ganhar popularidade, a fim de receber retorno e atrair patrocinadores. Nos últimos anos, o uso de influenciadores tem sido uma das estratégias mais eficazes para divulgar novos produtos e serviços nas mídias sociais.
Com o desenvolvimento da transmissão digital, empresas e marcas encontram hoje ferramentas muito poderosas para interagir com seu público e proporcionar novas experiências de compras e promoção de produtos. No setor dos games, por sua vez, a imersão estimula os jogadores com produtos cada vez mais divertidos e realistas. Olhando para o futuro, é certo que o formato de conteúdo curto continuará em voga, oferecendo aos usuários um acesso à informação de modo rápido e dinâmico.