Giro de Noticias

Artesãos participam de oficina para criação de portfólio profissional

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) realizou, nesta quinta-feira (26), a oficina de Criação de Portfólio para Artesãos. A ação foi realizada por meio da Superintendência de Qualificação Profissional e da coordenação estadual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), no auditório do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). A atividade faz parte da comemoração de aniversário do Ceprama, que completou 34 anos este mês.

A oficina contou com a participação de 36 artesãos e teve como objetivo incrementar as competências técnicas desses profissionais na elaboração de um portfólio para melhorar a apresentação do trabalho ao cliente final.

“Nosso artesanato é um pilar fundamental do turismo. Em reconhecimento a este fazer tradicional e único, fizemos questão de destinar mais um curso para que os artesãos possam se aperfeiçoar e alavancar as vendas e os negócios”, declarou a titular da Setur-MA, Socorro Araújo.

O curso também orientou quanto à atuação no mercado, bem como ao acesso aos editais de fomento e às instituições que têm interesse em adquirir peças artesanais.

A artesã Rosinete Batista, que confecciona e comercializa artesanatos em biojoias, cerâmica e bordados, destacou os ganhos com a iniciativa da Setur-MA. “Através do curso, eu vou conseguir mostrar meu trabalho, o que eu faço e toda a diversidade do meu artesanato. Agradeço a Setur-MA, porque essa oficina é um grande aprendizado”.

Para o turismólogo, técnico da Superintendência de Qualificação Profissional e facilitador do curso, Carlos Fabiano Costa, as oficinas são uma forma de estimular a criatividade dos artesãos na montagem dos trabalhos.

“Ensinamos alguns métodos e realizamos dinâmicas para ajudá-los na preparação dos portfólios. O maior benefício do curso é o de ensinar e despertar neles a expertise da divulgação dos produtos de forma sucinta, simples. Os artesãos aprendem técnicas de preparação e comercialização dos seus produtos do mercado atual”, destacou o facilitador Carlos Fabiano Costa.