Artesãos do Ceprama participam de curso com foco no turismo, empreendedorismo e artesanato

Cinquenta profissionais do turismo e artesãos do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) participaram do Curso de Turismo, Empreendedorismo e Artesanato, realizado pela a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) na tarde desta sexta-feira (16). O objetivo da qualificação é fomentar o turismo no estado e apresentar aos artesãos conceitos que visam priorizar as práticas inovadoras para vender os produtos, apresentando as melhores maneiras para usarem os canais de vendas online na promoção das peças.

Para a artesã Lúcia de Fátima da Silva, que trabalha com artesanato no Ceprama há 32 anos, os cursos de qualificação ajudam bastante no seu dia a dia. “O curso é muito importante pois aprendemos técnicas diferentes e coisas novas que podemos implementar em nosso trabalho. É maravilhoso obter mais conhecimento e espero que possamos ter acesso a mais cursos para aprimorarmos mais nossas técnicas de vendas. Meus agradecimentos à Secretaria Estadual de Turismo pela oportunidade”, comenta a artesã.

Segundo o secretário de Turismo, Paulo Matos, o viajante, muitas vezes, visita o destino em busca de conhecer o lugar, suas tradições e a identidade cultural do povo. “O artesanato é uma importante manifestação da cultura. Ele transforma os valores e a identidade do povo maranhense em objetos e lembranças. Os turistas querem levar para casa, para seus familiares e amigos essa lembrança numa peça que carregue consigo a identidade do nosso estado. Muitas vezes, essas lembranças têm um valor inestimável, pois o artesão coloca nele todo o seu conhecimento, técnica e, além de tudo, o amor pela sua cultura”, descreve o gestor do Turismo.

“O Maranhão tem suas características específicas, pois tem influência das comunidades locais e da matéria-prima disponível no estado. Os cursos de qualificação são essenciais, pois geram emprego e renda para a população local, fortalecendo os pequenos comerciantes e fazendo girar a economia criativa do lugar”, complementa o secretário.

A capacitação foi ministrada pelo superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antônio Castro, que frisou o grande papel do artesanato no desenvolvimento do turismo e na geração de emprego e renda. “A gente trilha o caminho da geração de renda e sustentabilidade para manter essa população no local. Nosso fomento vem principalmente do turismo, buscar alternativas inovadoras para a venda dos artesanatos”, conta Antônio Castro.

Durante o evento, foi abordado o papel da Secretaria de Turismo e a ligação entre o artesanato e o segmento turístico. Também foi apresentado o Programa Artesãos em Ação, que visa implementar ações de estímulo aos artesãos, estruturar atividades para o desenvolvimento individual e coletivo dos mesmos, promover a identidade e valorização dos artigos artesanais e também do estado. Após o curso, os participantes acompanharam a Blitz do programa Mais Infância Mais Turismo pelos comércios e casas da Madre Deus.

Ceprama

O Ceprama funciona em um casarão de aproximadamente 3 mil m², nas antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. O local serve ainda de palco para apresentações artísticas e eventos, além de abrigar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O Centro de Artesanato tornou-se referência no apoio e escoamento da produção de artesanato em vários municípios do estado. Além de abrigar também o único ponto de apoio do Programa de Artesanato Brasileiro no estado, onde é possível solicitar a Carteira Nacional do Artesão.