Arroz de Cuxá: o prato que é a cara de São Luís!
Fundada em 8 de setembro de 1614, São Luís completa 408 anos em 2020, e para ajudar você a comemorar, o Grupo Mateus separou as melhores dicas de preparo do prato típico que mais faz parte do paladar ludovicense: o Arroz de Cuxá. Conhecida como uma das principais atrações culinárias da capital maranhense, a iguaria tem influência indígena, africana, francesa, portuguesa e árabe.
Com uma receita baseada em arroz, vinagreira e gergelim, o arroz de cuxá geralmente é servido como um acompanhamento para pratos de frutos do mar, como peixe frito e tortas de caranguejo ou camarão. De acordo com o chef do Grupo Mateus, Joabe Louzeiro, este é um prato rico em benefícios para saúde. “Por conta da vinagreira, é um prato muito rico em minerais, como fósforo e ferro. Além de auxiliar na produção de colágeno. Outro fator interessante é que ele ainda fortalece a imunidade, por também ser bem rico em vitamina C”, explica.
O chef também pontua que esta é uma das opções típicas que não podem faltar nos restaurantes Spazio de São Luís, é algo que, sem dúvidas, faz parte da rotina dos ludovicenses. “O arroz de cuxá é muito procurado em nossos restaurantes, principalmente por turistas – tanto nacionais quanto internacionais – e também por clientes da nossa terra, daqui de São Luís. É um prato maravilhoso que recomendo muito. E no aniversário da cidade, é um arroz que não pode faltar em nossos restaurantes”, enfatiza Joabe.
Agora que você já sabe qual prato não pode faltar nestes 408 da Ilha, confira a receita especial que separamos para você!
ARROZ DE CUXÁ
INGREDIENTES
* Vinagreira
* 1 tomate picado
* 1 cebola picada
* 1 pimentão picado
* Pimentinha de cheiro a gosto
* Alho a gosto
* 150 g de camarão seco
* Gergelim a gosto
* 1/2 kg de arroz branco cozido
* Azeite
* Cheiro verde a gosto
MODO DE PREPARO
1. Coloque a vinagreira pra cozinhar até murchar. Após retirar do fogo, escorra e amasse as folhas com o lado oposto da lâmina da faca.
2. Refogue todos os temperos em azeite. Coloque camarão seco, gergelim e a vinagreira com um pouco da água utilizada no seu cozimento. Mexendo sempre para incorporar ao refogado.
3. Depois acrescente aos poucos o arroz já cozido, não esquecendo de misturar sempre para que ele fique bem verdinho.
4. Após adicionar o arroz suficiente, abaixe o fogo e deixe secar por alguns minutos para o molho incorporar ao arroz, acrescente o cheiro verde e bom apetite!