Arraial do Aposentado destaca protagonismo da pessoa idosa e importância da cultura local

Servidores estaduais aposentados participaram, na terça-feira (28), de uma programação junina no Centro Social dos Servidores. A iniciativa integra o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). O PAI é executado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), com o objetivo de oferecer atividades físicas, culturais e de lazer aos idosos. A festa foi realizada na área das piscinas do Centro Social dos Servidores.

Na programação, tiveram destaque brincadeiras juninas protagonizadas pelos participantes das oficinas do PAI e também por clubes da terceira idade parceiros.

Apresentaram-se no arraial o grupo Cazumbá, formado por idosas do Clube Raio de Sol; o tambor de Crioula do PAI, que é parte da oficinas desenvolvidas no programa; e o bumba-meu-boi Estrela de Gen, organizado pela associação Gerenciamento do Envelhecimento Natural (GEN), com toadas compostas pelos próprios idosos, que versam sobre o respeito ao meio ambiente e protagonismo da pessoa idosa. A tarde junina contou ainda com a apresentação do Forró do Cabo Zé, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Protagonismo da pessoa idosa também na venda de comidas típicas: as barracas montadas por associações de idosos e grupos da terceira idade comercializaram doces e salgados característicos da época junina. A renda será revertida para as ações desenvolvidas pelos clubes da terceira idade.

Parcerias

O presidente do Iprev, Guilberth Garcês, esteve presente ao evento e destacou as parcerias desenvolvidas pelo instituto com o objetivo de ampliar o programa. “A ideia é fortalecer esse programa e realizar todas as atividades que promovem a saúde da pessoa idosa. A qualidade de vida dos servidores aposentados é um importante eixo do nosso instituto, e trabalhar para fortalecer esta iniciativa é uma determinação do governador Carlos Brandão”, afirmou o presidente.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, também destacou a importância do evento. “A gente não poderia deixar passar em branco uma época tão importante para o Maranhão, e é por isso que organizamos a nossa festa junina. Agradecemos a presença e a parceria de todos que tornaram possível este evento”, disse.