O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Arraial da Vacinação faz mais de 500 atendimentos à população no “Maior São João do Mundo”

Com mais de 500 atendimentos realizados, o Arraial da Vacinação atende desde 4 de junho os brincantes do Arraial do Ipem, no bairro do Calhau. A ação é uma iniciativa do Governo do Maranhão e é executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na programação do “Maior São João do Mundo”. 

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aplicaram, até o momento, 586 doses de vacinas, sendo 220 doses contra Covid-19 e 366 contra Influenza.

“As vacinas contra Covid-19 e Influenza estão disponíveis nos 217 municípios do Maranhão. Sabemos que os bons resultados da vacinação impactam diretamente na redução da ocupação de leitos. Ou seja, nas formas mais graves da Influenza e da Covid-19. Então disponibilizamos equipes da SES no Arraial da Vacinação para, mais uma vez, garantir a ampliação da cobertura vacinal da nossa população. Além de participar do “Maior São João do Mundo”, a população pode e deve atualizar a carteira vacinal”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, explica como as ações realizadas pela SES tem obtido o apoio da população. “Essas estratégias de extramuros tem sido um sucesso. A Secretaria também tem incentivado os municípios a desenvolverem movimentações diferenciadas, como essa”, disse. 

Arraial da Vacinação

O Arraial da Vacinação funciona, de quinta-feira a domingo, das 18h às 21h, no Arraial do Ipem. Os interessados na vacinação devem apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação. 

Estão disponíveis à população a vacina contra a Covid-19 com as doses monovalentes para quem precisa dar continuidade ao esquema básico, incluindo a Baby Pfizer e Pfizer Pediátrica, além da Vacina Pfizer Bivalente a pessoas com 18 anos ou mais que já receberam as duas primeiras doses, com pelo menos quatro meses desde a última dose. Para receber a dose contra Influenza, é preciso estar bem de saúde e não apresentar sinais e sintomas de síndromes gripais. 

Com o esforço empregado pelo Governo do Estado em parceria com os 217 municípios, o Maranhão conquistou o terceiro lugar no ranking da nacional de Vacinação contra a Influenza. Atualmente, o estado apresenta 64,45% da população vacinada com a Influenza. Além disso, 381.062 doses da vacina bivalente foram aplicadas, em 2023.